4 de maio de 2015

Dos vinhedos do monastério de Mega Spileo

Os primeiros registros de produção de vinho pelos monges do monastério de Mega Spileo datam de 1550. Os vinhedos se localizam em um plateau a mais de 800m de altitude, e podem ser avistados dos terraços do monastério, que fica encrostado em um paredão rochoso, a 924m de altitude, a 10Km da pequena cidade de Kalavryta (Καλάβρυτα), no nordeste do Peloponeso.

O monastério sofreu sucessivas destruições, incêndios e ataques ao longo de sua história, sendo o último realizado pelos nazistas, que tentaram executar todos os monges. Alguns conseguiram se esconder em cavernas, e sobreviveram. Mesmo assim, o monastério foi sendo abandonado gradualmente, até que os vinhedos deixaram de ser cultivados a partir da década de 1980[*].

Monastério de Mega Spileo. Créditos: Commons Wikimedia

A vinícola Cavino foi fundada em 1958, e é hoje uma das grandes produtoras de vinho na Grécia. Ela arrendou os vinhedos do monastério em 1999, e realizou um processo de renovação, replantando com variedades locais e internacionais.

O Mega Spileo Grand Cave Red 2009 é o vinho topo de gama produzido nos domínios, um tinto elaborado com duas variedades gregas, colhidas a mão: Mavrodaphne e Mavro Kalavritino. A Mavrodaphne contribui com cor intensa, e aromas de frutas ressecadas e caramelizadas. Já a Mavro Kalavritino possui cor moderadamente baixa, boa quantidade de taninos e de acidez, aromas de frutas vermelhas e notas terrosas. Ele estagia 20 meses em barricas francesas, e depois de engarrafado, descansa mais 20 meses em envelhecimento redutivo.

É um vinho de guarda. Este, da safra de 2009, deve melhorar nos próximos 5 anos, e pode ser guardado por ainda mais tempo. Tem excelente acidez e taninos intensos, por isso é recomendável deixar aerando no decanter por umas boas horas. Possui grande complexidade aromática, que vai evoluindo ao longo do tempo, de frutas vermelhas e negras a uva passa; de baunilha e café, a cravo e chocolate; um toque de terra no nariz aparece no princípio; e para completar, um bálsamo bem evidente. O final é muito prazeroso e com boa persistência.


O vinho foi importado pela Winelands.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.