17 de fevereiro de 2015

Quercus Beli Pinot 2013


Na fronteira entre a Eslovênia e a Itália, se localiza uma região de grandes vinhos brancos. Do lado italiano, fica a região delimitada de Collio Goriziano (ou apenas Collio DOP), dominada por colinas repletas de terraços plantados com vinhedos, a meio caminho entre a cadeia dos Pré-Alpes e o mar Adriático.

As colinas se estendem até o lado esloveno, formando uma única região vinícola dividida pela fronteira entre os dois países. Do lado esloveno, ela é chamada de Goriška Brda, que se traduz como “colinas de Gorizia”. Dos dois lados da fronteira há o mesmo solo, mesmo clima, enfim, o mesmo terroir, e portanto, o mesmo potencial para produção de grandes vinhos, principalmente os brancos.

Nesta região, a Pinot Blanc - que na Itália é chamada Pinot Bianco, e em esloveno é Beli Pinot - se dá particularmente muito bem, resultando em vinhos varietais frescos e estruturados, normalmente sem passagem por madeira, o que lhe permite expressar melhor as características típicas da casta. De lá vem o Quercus Beli Pinot 2013, produzido pela cooperativa Vinska Klet Goriška Brda, e distribuído no mês de março pela Winelands junto de outros vinhos da Eslovênia.

Vinhedos de Goriška Brda. Fonte: Commons Wikimedia

A Vinska Klet Goriška Brda é a maior produtora da região. Formada em 1957, hoje conta com 1000 hectares de vinhas e pertence integralmente aos seus 400 cooperados, famílias que cultivam em média apenas 2,5ha cada uma, com grande devoção. Todas as uvas são colhidas manualmente, e cultivadas com “agricultura integrada”, que significa um cultivo mais ecologicamente consciente, abstendo-se de utilizar aditivos industriais sempre que possível, para não poluir o solo, águas e as uvas com substâncias potencialmente danosas à saúde.

Este Quercus Beli Pinot 2013 é produzido com uvas colhidas a mão de vinhas entre 10 e 30 anos plantadas em terraço. Fermenta em tanques de aço inox, em seguida permanece 1 mês sobre as borras, depois é trasfegado, e descansa em tanques de inox por mais 5 meses antes de ser engarrafado. Apresenta cor amarelo-palha de intensidade média, e aromas de boa intensidade de frutas em calda, como abacaxi e pêssego, além de um toque defumado. Possui boa acidez na entrada de boca, que suaviza e deixa aparecer o corpo untuoso, cheio, e saboroso. Tem um final fresco e de boa duração, dominado pelos aromas frutados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.