4 de fevereiro de 2015

Nhoque de mandioquinha com ragu

O nhoque da Thais é imbatível. Quando ela faz nhoque, todo mundo lambe os beiços. A receita dela é de mandioquinha, com um toque de noz-moscada raspada na hora, um pouco de queijo grana padano ralado, e o mínimo possível de trigo. Nem óleo nem manteiga, só uma gema de ovo para dar liga. Ela diz que nem dá trabalho, mas quando eu ajudo a colocar pra cozinhar, eu vejo que dá, sim, bastante trabalho.

Às vezes eu faço um pesto como molho do nhoque, mas desta vez, ele foi servido com ragu de carne. Para fazer o ragu, primeiro, ela coloca o alho picado no azeite, logo joga o tomate já pelado, e meio despedaçado, um pouco de sal, e por fim os pedaços de maçã do peito. Aquilo fica cozinhando até a carne desmanchar. Isso que é slow food.


Harmonização

Escolhi um Pinot Grigio para harmonizar com o nhoque. Chama-se Bottega Pinot Grigio delle Venezie 2013 I.G.T., produzido pela Casa Bottega. Eu o havia comprado na loja Duty Free, no aeroporto. Era possível degustar na hora, gostei do vinho, e custava por volta de R$32.

O vinho tem corpo de médio a leve, aroma de frutas de polpa amarela, e com uma boa acidez que só os Pinot Grigios delle Venezie possuem. A cor era curiosa: não chegava a ser intensa, mas apresentava matizes rosadas, que quase o deixava se passar por um rosé da Provence. Vale lembrar que a uva Pinot Grigio tem casca rosada, com alguma pigmentação de cor.

O nhoque com ragu não é um prato difícil de harmonizar. Ele pede um vinho com certa dose de frescor, mas não exagerada. Aceita vinhos leves e médios, com aromas frutados, podendo até ser um tinto. Mas eu acho que um branco como este Pinot Grigio permite à massa do nhoque aparecer mais, afinal de contas quando o nhoque é gostoso como este, a gente quer sentir o seu gosto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.