11 de fevereiro de 2015

Lambrusco di Sorbara D.O.C. 2012

Como reconhecer um bom Lambrusco


Os Lambruscos ganharam má fama pela enorme quantidade de produtos ruins, que correspondem à imensa maioria do que encontramos à venda nos supermercados. Mas existem Lambruscos de qualidade superior, e seus produtores estão trabalhando fortemente para restabelecer a reputação de seus produtos. E de vez em quando, podemos sim encontrar alguns deles no Brasil. Mas você sabe diferenciar um bom Lambrusco, de um ruim?
  1. O bom Lambrusco possui Denominazione di Origine (Controllata ou Protetta), e isto vem escrito no rótulo. No Lambrusco ruim, o rótulo vem escrito Indicazione Geografica (Tipica ou Protetta), ou às vezes não consta nada.
  2. No bom Lambrusco, vem escrito no rótulo uma das 4 expressões: Lambrusco di Sorbara, Grasparossa di Castelvetro, Salamino di Santa Croce, ou Lambrusco di Modena. Estes são os nomes das 4 denominações de origem de Lambruscos de qualidade.
  3. Um bom Lambrusco nunca é branco. Ele pode ser rosé (mais difícil de achar), ou tinto.
  4. Em um Lambrusco com denominação de origem, o gás nunca é adicionado artificialmente. Ele é obtido de uma das duas formas naturais de se produzir espumantes: método charmat ou método tradicional.
  5. Eles podem ser frisantes ou espumantes. Isso se refere unicamente à pressão de gás no líquido (espumantes possuem pressão acima de 4 atmosferas, e frisantes, abaixo disso).
  6. Eles podem ser mais adocicados (amabile), mas não são enjoativos. Eles possuem boa acidez para equilibrar a sua doçura.

Lambrusco di Sorbara

No final de 2014, eu encontrei dois Lambruscos que correspondem às descrições acima, no Super Nosso, em Belo Horizonte. Ambos são importação exclusiva da adega do supermercado, que aliás tem opções muito interessantes (já falei de várias aqui no blog). Comprei uma garrafa de cada, mas só agora tive uma oportunidade de abrir a primeira.

Aliás, eu construi a oportunidade. Sugeri um lanche rápido e fácil para a noite, que harmonizaria perfeitamente com um deles: sanduíche de presunto cru com geléia de figo. Então, a minha mulher comprou pão italiano, presunto cru, e figos para fazer a geléia. Geléia feita em casa é outro nível!


Montado na forma de sanduíche aberto, ele foi um par perfeito para o Lambrusco di Sorbara D.O.C. Amabile 2012, da Cantina di Carpi e Sorbara. Ele tem cor rubi de pouca intensidade, possui apenas 8,5% de álcool, e é levemente adocicado, mas com uma doçura muito bem balanceada por boa acidez. Sua doçura lhe permite harmonizar com geléias, e por todas as suas características, é um parceiro ideal para o presunto cru.

Ele é feito majoritariamente com a variedade conhecida como Lambrusco di Sorbara, e com uvas cultivadas próximas à cidade de Sorbara. É uma variedade frágil e de rendimento muito baixo, que gera vinhos aromáticos e de cor pouco intensa. É o mais elegante dos Lambruscos. De acordo com o produtor, uma pequena parte da variedade Lambrusco Salamino é cultivada nas mesmas vinhas e faz parte deste vinho, o que está em conformidade com as regras da DOC.


A garrafa custou R$25,90, ou seja, é quase o mesmo preço dos Lambruscos inferiores, mas com melhor qualidade. É uma opção barata para tomar um vinho diferente, e que combina muito bem com o verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.