6 de fevereiro de 2015

Picpoul de Pinet


Na região costeira do Languedoc, sul da França, esta uva pouco conhecida tem uma Denominação de Origem só pra ela. A uva é a Picpoul (ou Piquepoul), e nos arredores da comuna de Pinet, a 10Km do Mediterrâneo existem 1400ha demarcados da AOP Picpoul de Pinet, que foi elevada à categoria AOP em 1985. Esta pequena uva de amadurecimento tardio, plantada no solo calcário do Languedoc e entremeada da garrigue mediterrânea, atravessa o clima seco do verão, e termina sua maturação no início do outono, para gerar vinhos de discretos aromas florais e cítricos, perfeitos para acompanhar peixes e frutos do mar.

E porque vim falar a respeito desta uva? Porque hoje tomei o Picpoul de Pinet 2012 da Cave de l'Ormarine, uma cooperativa de produtores da região, que engloba 520ha de vinhedos dentro da Apelação. O vinho é 100% Piquepoul, e as uvas passam por maceração com as cascas por 6 horas em baixa temperatura (8ºC), para extrair mais estrutura e sabor das uvas.

O Picpoul de Pinet 2012 apresenta cor amarelo-verdeal, aromas de flores brancas, limão siciliano, leve herbáceo, um toque de cera e muita maresia. É, não digo mineralidade porque, este caso, é típica maresia. O sabor confirma essa salinidade, somada a uma textura untuosa surpreendente, e boa acidez, tudo em perfeita harmonia.


Frutos do mar

Escolhi este vinho hoje para acompanhar camarões na 'moranguinha', quero dizer, camarões servidos em mini morangas, que minha mulher preparou. Primeiro, ela colocou os camarões para marinar com alho e pimenta dedo-de-moça picados, suco de meio limão siciliano, azeite e sal. Depois, refogou os camarões, e em seguida adicionou tomate picado e requeijão catupiri, para formar o molho. Para finalizar, salsinha picada. Em seguida, a mistura é colocada nas mini morangas, já sem tampa e sem miolo, e colocadas para assar. É possível cozinhar as morangas antes de colocar o molho, para reduzir o tempo de forno.


A ótima acidez do vinho o faz gastronômico; sua salinidade e aromas cítricos, o fazem uma excelente companhia para pratos de frutos do mar; e sua boa estrutura o deixa ainda mais interessante, saboroso, diferente. Ele pode ser encontrado nos supermercados Carrefour (ao menos em Campinas), por R$49,90, e é uma ótima oportunidade de conhecer um vinho branco diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.