1 de março de 2015

Descobrindo e provando Portugal com a ViniPortugal

Brasil já é um dos principais mercados para os vinhos portugueses. Mesmo assim, visando o potencial de crescimento que nosso país apresenta, Portugal tem investido em muitas ações de promoção aqui, seja por meio de ações específicas das Comissões Vitivinícolas regionais, seja pelo órgão oficial de promoção dos vinhos portugueses, a ViniPortugal. Entre outras ações, tivemos nos últimos dois anos as feiras Vinho e Sabores de Portugal, e os cursos Formação sobre Vinhos de Portugal.


Estes cursos de formação, que foram ministrados pelo renomado crítico de vinhos Rui Falcão em diversas cidades do Brasil, foi direcionado a importadores, sommeliers e formadores de opinião, e incluía uma avaliação ao final, que premiou os melhores alunos com uma viagem a Portugal para conhecer mais de perto a diversidade do vinho e gastronomia portugueses.


Tive a honra de ser um dos 8 selecionados para uma semana em Portugal, e fazer parte deste grupo cheio de pessoas super qualificadas, com um enorme conhecimento e paixão pelo vinho e cultura portugueses, em um programa que incluiu visitas a produtores, master classes, almoços e jantares harmonizados, e dois dias de visita à feira Essência do Vinho, realizada no belo edifício do Palácio da Bolsa, na cidade do Porto.


Foi uma semana cansativa, mas fantástica, com muito aprendizado, oportunidade de provar algumas raridades, de ser recebido pela carinhosa hospitalidade portuguesa, e me fez apaixonar ainda mais pela enogastronomia do país, e o mais importante, me permitiu fazer novos e queridos amigos: este grupo fantástico que se formou, e certamente irá proporcionar encontros deliciosos no futuro!


Agradeço imenso à Vinhos de Portugal por me proporcionar esta experiência formidável, em especial à adorável Sofia Salvador, que nos acompanhou Portugal adentro, até a Beira Interior e de volta ao Porto, e à Sónia Vieira, que nos acompanhou durante os dias de feira, no Porto. Também agradeço à Essência do Vinho, por nossa participação VIP na feira, incluindo a visita à fábrica de rolhas Amorim, provas comentadas, e os almoços e jantares oficiais do evento.

Agradeço também a Dra. Maria Celeste do Patrocínio, presidente da direccção da Adega Cooperativa Ponte de Lima e à enóloga Rita Araújo, por se encontrarem conosco no restaurante O Gaveto e nos apresentarem sua gama de vinhos; ao Sr. Rogério de Castro e sua filha Joana de Castro, por nos contagiarem com sua paixão pelas vinhas e pelo seus vinhos, na Quinta da Lourosa; ao Sr. e Sra. João e Lurdes Carvalho da Quinta dos Termos, por nos receber com tanto carinho, e com o melhor borrego de Portugal; ao gerente de exportações Rodrigo Leitão, ao enólogo Luis Leocádio e todos os funcionários da Quinta do Cardo, estas pessoas humildes e trabalhadoras que nos receberam na propriedade e que são a alma da Quinta; aos Srs. José Maria Soares Franco e João Perry Vidal, que nos receberam para um banquete na Quinta de Castelo Melhor, e nos apresentaram este projeto jovem mas que já atinge grande sucesso, o Duorum; a João Luis Afonso, por nos receber após o expediente nas caves da Poças Júnior; a José Antônio Castelo-Branco e sua esposa, que se juntaram a nós no restaurante DOP, para um jantar harmonizado com seus vinhos da Herdade do Paço do Conde; e a Elsa Couto, gerente de exportações da casa C. da Silva, que dispôs do seu tempo durante o almoço de abertura da Essência do Vinho, para nos apresentar os vinhos da marca Dalva.


Nos próximos textos, contarei mais amiúde os melhores momentos da minha viagem, deste delicioso mergulho na enogastronomia portuguesa.


Veja os textos seguintes, já publicados

3 comentários:

  1. Muito legal, Rodrigo! Sou fã incondicional dos vinhos e culinária portuguesa. Estou aguardando os próximos artigos sobre a viagem.

    Abraços,

    Flavio

    ResponderExcluir
  2. Prezado Rodrigo:

    Seus comentários gerais e suas fotos já nos deixam com água na boca para as matérias que estão por vir.

    Seu conhecimento sobre o mundo do vinho, por certo, enriquecerá muito a descrição que você vai nos oferecer em breve.

    A viagem a Portugal foi um merecido prêmio pela seriedade e aplicação com que você trata do assunto.

    Um abraço,

    JFGioia
    Cozinhando com Gioia

    ResponderExcluir

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.