10 de março de 2015

Paço do Conde no DOP

Texto da série: Descobrindo e Provando Portugal com a ViniPortugal

Este relato trata da minha visita a Portugal como convidado da Vinhos de Portugal. Caso ainda não tenha lido, leia o prólogo.

A viagem pelo norte de Portugal foi curta e intensa, e depois da três dias, entre Minho, Douro e Beira Interior, retornamos ao Porto. A programação da noite foi um jantar hamonizado com vinhos alentejanos da Herdade Paço do Conde, no restaurante DOP, um restaurante de decoração sofisticada-minimalista - sóbria, cheia de ângulos retos e sem muitas firulas - mas localizado em um prédio antigo em pleno centro histórico do Porto.

Foto do DOP gentilmente cedida pelo TripAdvisor

Herdade Paço do Conde

Vieram jantar conosco José Antônio Castelo Branco e sua esposa Maria Emilia. José Antônio e seus irmãos são os proprietários da Sociedade Agrícola Encosta do Guadiana, a empresa que detém a marca Herdade Paço do Conde. A Herdade que dá nome à marca se localiza no Baixo Alentejo, às margens do rio Guadiana. São 2900ha que incluem plantações de girassol, cereais, hortaliças, pastagens, além de 1100ha de olivais e 150ha de vinhas.

José Antônio tem tanto apreço pelo azeite produzido na propriedade, que o leva aonde for. À nossa mesa no restaurante, constava o azeite Herdade Paço do Conde. E disputado, não parava de circular para todos se servirem, de novo, e de novo.

Quanto às vinhas, são 150ha, que incluem desde as variedades mais tradicionais do Alentejo, como Aragonês, Trincadeira, Alicante Bouschet, Arinto, Antão Vaz, até algumas internacionais, como Merlot, Cabernet Sauvignon e Viognier.


O jantar

Os pratos do restaurante são sofisticados como o ambiente, mas - ainda bem - não são tão minimalistas. A entrada foi um "carpaccio" de polvo com salada de folhas, sementes de romã e crisps de queijo. Regado com muito azeite, ficou muito bom. E para acompanhar, tivemos os vinhos Herdade Paço do Conde Branco 2013, e Paço do Conde Colheita Selecionada 2013 - Antão Vaz / Verdelho. O primeiro é gostoso, descomplicado, leve, mas o segundo tem mais pegada, mais acidez, é bem melhor.


O prato principal foi coxa com sobrecoxa de pato, com purê de batatas trufado. A porção parece pequena, pelo tamanho do prato em que foi servido, mas era uma quantidade mais do que satisfatória, e estava muito saboroso. E nos vinhos, eu teria ficado satisfeito de terminar a refeição com o Colheita branco, mas haviam os tintos a nos apresentarem: Herdade Paço do Conde Tinto 2012, Paço do Conde Colheita Selecionada 2010 - Touriga Nacional/Syrah e o Herdade Paço do Conde Winemakers Selection 2011. São vinhos em escala crescente de qualidade e preço. O primeiro é mais simples, o segundo é mais encorpado, e o terceiro é um vinhaço, intenso.


Os vinhos e o azeite são importados pela Porto Mediterrâneo. Por enquanto, o Antão Vaz / Verdelho e o Winemakers Selection, infelizmente, não vêm para o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.