13 de novembro de 2014

Gramona III Lustros Gran Reserva: um cava da safra 2004

Participar de uma confraria tem destas regalias: poder apreciar vinhos mais caros, cujos preços eu não estaria disposto a arcar sozinho. Na confraria, dividimos o custo entre todos os confrades, de forma que o custo por pessoa fica sendo um terço ou menos do preço do vinho. E desta forma, no último encontro do ano, tivemos a oportunidade de tomar um cava gran reserva da safra de 2004, que passou mais de 5 anos maturando em contato com as leveduras! Trata-se do Cava Gramona III Lustros Gran Reserva Brut Nature.


Cava é o espumante espanhol. Porém, para poder se chamar assim, ele tem que cumprir certas regras. Tem que ser produzido com as variedades de uva permitidas, as uvas têm que ser produzidas em áreas demarcadas, e ele tem que ser produzido pelo método tradicional (o mesmo do Champagne).

Este cava foi feito com as variedades Xarel.lo e Macabeo (também conhecida como Viura), que são duas das três variedades mais tradicionais. E foi produzido em Sant Sadurní d’Anoia, no coração da região mais tradicional de produção de cava, que é Penedès, na Catalunha. Ele não recebeu o licor de expedição, e portanto é um brut nature, com menos de 3 g/L de açúcar residual.

A Casa Gramona produz cavas desde 1881, e hoje está nas mãos da quinta geração da família. Controlam 125 ha, entre vinhedos próprios e arrendados. A empresa tem tradição em produzir cavas com longos tempos de crianza, a exemplo deste. Um cava precisa passar ao menos 9 meses de crianza sobre as borras. Se passa 15 meses, ele pode estampar o termo "Reserva". E mais de 30 meses, ele será um "Gran Reserva". Já este, passou mais de 5 anos sobre as borras!

E o que ele ganha com isso? Complexidade. Mais especificamente, aromas muito evidentes das leveduras, que remetem a brioche, manteiga, casca de pão e castanhas. Ele apresenta ainda um longo final tostado delicioso. Isso tudo, sem perder aromas da fruta, como deve ser. Além disso, todo este tempo de maturação também deixa o espumante mais encorpado, e com bolhas muito finas.

Espumantes brut nature são super secos, e isso em geral significa que são um pouco mais duros, o que não agrada a maioria da população (eu, inclusive). Mas este, pela longa crianza, talvez pela maior quantidade de leveduras dissolvidas, ou ainda pelos aromas mais adocicados (das frutas secas e pão), parece muito mais macio, equilibrado, muito fácil de agradar. Com certeza um dos espumantes mais memoráveis que já tomei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.