24 de novembro de 2014

Logodaj Bijoux 2012

Hoje foi o dia de conhecer mais um ótimo vinho da Bulgária: Bijoux 2012, que vem numa elegante garrafa estilo renana, foi produzido pela vinícola Logodaj, a mesma que produziu dois excelentes rosés que já comentei: o Melnik Rosé e o Nobile Rosé.

Este vinho branco foi produzido a partir de três variedades autóctones da Bulgária: as brancas Sandanski Misket[*] e Kerazuda, além da variedade tinta Melnik. Segundo o produtor, as duas primeiras variedades contribuem com o frescor e os aromas florais do vinho, enquanto a Melnik - a mesma usada nos dois rosés mencionados acima - fornece estrutura.

O resultado é um vinho leve, fresco, com apenas 12,5% de álcool, e realmente com aroma predominante de flores brancas, associado a chá de camomila e notas frutadas. É um vinho fácil, descompromissado, ideal para acompanhar um lanche nessas noites de calor.


"Porco louco"

E foi assim que foi apreciado, na companhia de um sanduíche. Um sanduíche de pernil desfiado com cenouras, e temperado com manjericão, azeitonas pretas, alho e salsão.

É uma versão de carne louca com pernil. O preparo não é complicado. Para começar, faça um 'pesto' com manjericão, azeitonas pretas, alho e salsão, no multi-processador. Em seguida, refogue o pesto na panela de pressão, com um pouco de azeite, para ajudar a liberar os aromas. Logo acrescente um pedaço de pernil, e sele. Por fim, acrescente cenouras picadas, sal e pimenta a gosto, e vinho branco e água em partes iguais, até cobrir a peça. Feche a panela, e deixe cozinhar na pressão, até a carne desmanchar. Se o líquido secar antes de a carne desmanchar, acrescente mais (água e vinho, ou só água).

O prato é delicioso, e versátil: serve para comer com arroz, para colocar como molho de macarrão, ou para colocar no pão, como um sanduíche. O sanduíche também pode ser do estilo aberto, como na foto, ou fechado, prensado entre dois lados do pão. O sanduíche aberto ficou mais fotogênico, mas ele fica gostoso de qualquer jeito.


Este foi mais um vinho da Bulgária importado pela Winelands.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.