12 de outubro de 2014

Ho fun de frutos do mar com um rosé da Bulgária


Domingo de calor avassalador, nem sinal de chuva. E tem gente que ainda duvida do aquecimento global. Com este calor, nada melhor que uma refeição refrescante. Por isso, o almoço foi um prato com influência do sudeste asiático, harmonizado com um delicioso rosé da Bulgária. Thais preparou um macarrão de arroz (ho fun) com frutos do mar, cogumelos e cenoura amarela, temperados com alho, gengibre, pimenta e ervas: um prato ao mesmo tempo apimentado e refrescante, com ótimo equilíbrio entre a pimenta e as ervas.

A cenoura amarela foi um achado em um mix de cenouras de cores diferentes (roxa, branca, amarela e a comum) que compramos no nosso mercado habitual. Estas variedades do mesmo alimento, tão importantes para o equilíbrio alimentar e ambiental - que nossa sociedade deixou de lado nas últimas décadas - têm sido novamente valorizadas nos últimos anos. Diferente da batata baroa (que às vezes é chamada de cenoura amarela), esta é realmente uma cenoura. Ao ser grelhada, ficou com um sabor adocicado, diferente tanto da cenoura quanto da batata baroa.

Para o preparo, primeiro, ela deixou os frutos do mar (anéis de lula, polvo, camarões e mexilhões) marinando no suco de limão siciliano, com sal e raspas do mesmo limão. Daí ela começou refogando a cenoura amarela, picada em palito. Depois, colocou os cogumelos do tipo eryngui fatiados. e logo em seguida, adicionou o gengibre, alho e pimenta dedo de moça picados (pimenta sem as sementes, para diminuir a picância). O próximo passo foi juntar os frutos do mar. E quase no final do cozimento, as ervas picadas: coentro, cebolinha e endro (também conhecido como dill). Ao servir, ela adicionou mais um pouco de limão siciliano sobre o prato.


Para acompanhar, escolhi o Logodaj Nobile Rosé 2013, da Bulgária. A vinícola Logodaj está localizada no vale do rio Struma, e é especialista na casta Melnik. Eu já havia tomado o rosé de entrada, o Logodaj Melnik 2013, e achei uma delícia. Este, o Nobile é o rosé topo de gama, feito com a mesma variedade, e não deve nada para um bom rosé da Provence, desde a bela e delicada cor, passando pelos aromas cítricos (agrumes) e ótimo frescor. É perfeito para este dia quente e para este prato cheio de sabores do sudeste asiático.


Este foi um dos vinhos búlgaros importados pela Winelands.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.