11 de agosto de 2014

Logodaj Melnik, rosé da Bulgária

A Winelands, como de costume, nos permite fazer uma viagem virtual por países e uvas exóticas. Desta vez eles trouxeram um vinho rosé da Bulgária.


Este vinho foi produzido pela vinícola Logodaj, estabelecida no sudoeste do país, no vale do rio Struma, próximo à fronteira com a Grécia e a República da Macedônia. Esta é a região nativa da variedade 'Melnik de Folhas Largas'. É uma variedade tinta, de maturação tardia, com produtividade média, apta a se fazer vinhos tintos, rosés e de sobremesa.

A vinícola Logodaj é especialista nesta variedade, e produz com ela vinhos de todos os estilos, incluindo um branco e dois rosés diferentes.


O vinho da vez é um rosé de entrada, chamado Logodaj Melnik Rosé 2013. Fechado com tampa de rosca, é um exemplar sem complexidade, feito para consumo imediato, porém muito agradável. Apresenta uma cor cereja de baixa intensidade, tem aroma de frutas frescas (morango, framboesa), é seco, leve e fresco, e o álcool (13%) não destoa. Só peca por ter um final muito curto.

Não é todo dia que tomamos uma garrafa de vinho inteira, quando estamos só eu e minha esposa. Mas este vinho evaporou, foi embora rapidinho, junto do nosso lanche à noite: wraps recheados com frango e cogumelos shiitake ao molho de mostarda, e salada de repolhos (roxo e branco) e cenoura ralados.


Como de costume, pesquisei a respeito do vinho, para conhecer a opinião de outras pessoas, antes de decidir pela compra. Durante a pesquisa, me deparei com dois textos na Internet, que considero relevantes e informativos. Recomendo a leitura dos dois (em inglês):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.