26 de outubro de 2020

Hyperion Fetească Neagră 2010

A Cramele Halewood foi uma das mais importantes empresas vinícolas da Romênia. De origem inglesa (daí o nome Halewood), iniciou as operações na Romênia no ano de 1987, inicialmente monopolizando a exportação de vinhos romenos, e posteriormente, também atuando na importação de vinhos estrangeiros, e finalmente, produção de vinhos na Romênia. Como uma grande empresa, tinha produção em todas as faixas de preço. Alguns de seus melhores vinhos são da linha inspirada nos deuses titãs, como Kronos e Rhea, Theia (que eu jurava que já tinha descrito aqui no blog, mas buscando as referências para este texto, não encontrei) e, principalmente, a linha Hyperion.
Em 2015, escrevi a respeito do Hyperion Cabernet Sauvignon 2008. Muita coisa mudou de lá pra cá. A produção da Halewood foi vendida a um grupo do ramo de destilados (Alexandrion Group), e suas marcas foram incorporadas pela recém fundada - mas pretensiosa - The Iconic Estate.

Este ano, recebi da Winelands outro vinho da linha Hyperion: trata-se do Hyperion Fetească Neagră 2010. Também de edição limitada, com apenas 8000 garrafas, foi produzido com uvas Fetească Neagră, de colheita manual, 9 meses de estágio em barricas, além de 22 meses em garrafa antes de ser vendido (já tinha quase 110 meses, quando aberto 😊). As uvas foram provenientes de Dealu Mare, principal região do país, e o vinho foi classificado como DOC-CMD - esta segunda parte, uma peculiaridade da legislação romena, que significa "colhido na maturação plena".

O vinho tinha cor rubi, de média intensidade, já apresentando halos granada. O aroma era intenso, e trazia frutas negras já em estado de frutas passas: ameixas, amoras, figos, tâmaras e - porquê não? - uvas passas, além de notas de caramelo, chocolate, capuccino, leve tostado. Tinha corpo elegante, alta acidez, taninos finos, sabor intenso, e alta persistência. Com 10 anos, o vinho estava no ápice, com bouquet completo, e bastante evoluído. Foi devidamente apreciado no momento ideal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.