21 de outubro de 2020

Feudi di San Gregorio Pietracalda

Em 2017, me encantei com o Fiano di Avelino básico, produzido pela Feudi di San Gregorio (relembre aqui). Qual não foi a minha alegria de encontrar o Feudi di San Gregorio Pietracalda 2018, o Fiano de categoria superior do mesmo produtor?!? Era importação própria da Evino, sendo vendido por R$150, e com desconto devido ao meu aniversário, saiu por R$120. Só para se ter uma idéia, a Domno traz o Fiano básico pelo mesmo preço.


E o que tem de especial neste vinho? Para começar, Fiano di Avelino é uma das poucas DOCGs de vinho branco do sul da Itália. Localizada na província de Avelino, Campania, afasastado da costa, nas encostas dos Apeninos, que corta o meio da "Bota". Fiano é uma variedade de com alta complexidade aromática, e bom potencial de guarda, mesmo não sendo comum maturar em madeira. Devido a um baixo rendimento, naturalmente baixo, correu o risco de se extinguir, mas graças à atuação de alguns produtores locais, essas e outras variedades locais estão muito bem representadas.

Um desses produtores é a Feudi di San Gregorio. Fundada em 1986, a vinícola teve desde o início o objetivo de valorizar a qualidade das variedades locais. A Feudi tem a província de Avelino como foco, produzindo vinhos nas três DOCGs dessa privilegiada província. No caso da Fiano, além dos dois rótulos descritos neste blog, eles produzem outros sob o projeto FeudiStudi, que contempla vinhos de vinhedo único, escolhidos a dedo, ano a ano. O Pietracalda, no caso, é um vinho de linha regular, que matura por 5 meses em inox, sob lias finas, e engarrafado em garrafas estilizadas, para serem distribuída em restaurantes e wine bars.

Abri a primeira garrafa com camarões grelhados com puré de abóbora. O vinho tinha cor palha de intensidade média, boa complexidade aromática com pera, melão, limão siciliano, flores brancas, e um leve toque de mel (flor de amêndoa). Tinha corpo médio, acidez média/alta, álcool equilibrado, média persistência. O vinho casou muito bem: o cítrico e a acidez com o camarão, e o corpo e as notas de mel, com a abóbora. Deliciosa combinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.