6 de agosto de 2015

Hyperion Cabernet Sauvignon Chairman's Reserve 2008


Hyperion é o deus da sabedoria e da observação. Um dos deuses titãs, irmão de Kronos (o tempo), desposou sua irmã Theia, deusa da Luz para dar origem ao Sol, à Lua e à Aurora. E com seu conhecimento, ordenou a estes os seus ciclos, que regulam a vida na Terra.

A Cramele Halewood, hoje uma das mais importantes empresas da Romênia no ramo vinícola, buscou na mitologia grega seus vinhos topo de gama. Seu Hyperion Cabernet Sauvignon Chairman's Reserve 2008 é um vinho 100% Cabernet Sauvignon de um único vinhedo, e estagiou pacientemente por 36 meses em barricas francesas novas, para atingir sua maturidade, afinando os taninos, e ganhando complexidade. Ele possui DOC Dealu Mare, a região mais conceituada do país para produção de vinhos tintos. Na encosta sul dos Cárpatos, é uma área montanhosa, continental, com boa insolação durante todo o ano, mas que recebe uma pequena influência do Mar Negro, que ameniza um pouco os extremos de temperatura, contribuindo para uma maturação perfeita das uvas.


Um exemplar em plena elegância e maturidade, este exclusivo Cabernet Sauvignon foi produzido em edição limitada de 4450 garrafas numeradas: a minha foi a nº 1526. Sua cor rubi de intensidade média deixa evidente sua elegância, e ao mesmo tempo seu vigor. Ele apresenta aromas intensos que mesclam frutas vermelhas frescas com ameixas secas, bálsamo, e notas tostadas da barrica, presentes e adequadamente comedidas. Na boca, se destaca pela sua ótima acidez, que é acompanhada de um corpo elegante mas pleno, e taninos muito finos, porém bem intensos. O final é longo, ressaltando as frutas negras e o bálsamo. É um vinho espetacular!


Curiosidade: além da classificação DOC, ele vem com outra classificação típica da Romênia: CMD (Culesi la Maturitate Deplina). Significa que as uvas foram colhidas na maturidade adequada, que de acordo com a legislação romena, quer dizer que a concentração de açúcar tem que estar entre 187 e 220g/L.

Este vinho, assim como diversos outros vinhos da Romênia, foi importado pela Winelands.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.