24 de outubro de 2017

Bodegas RE Pinotel 2015


Quem é que pensaria em fazer um vinho rosé conjugando Moscatel e Pinot Noir? Somente uma vinícola bem criativa, como as Bodegas RE. Depois de me encantar com o Chardonnoir e sua cor madrepérola, e o RE Velado com crianza biológica, agora foi a vez de conhecer o Pinotel 2015, um rosé de cor pálida, feito de um corte entre Moscatel Rosada e Pinot Noir.

Ele é um vinho rosé - não tem nada de laranja (ao contrário do que diz a importadora). As duas uvas são vinificadas separadamente, com a técnica de curta maceração (algumas horas), para se obter a cor rosada pálida. A Pinot Noir provém dos vinhedos de Casablanca, onde se localizam as Bodegas RE. Já a Moscatel Rosada vem de um vinhedo do Vale do Maule, plantado na década de 1950. O vinho permanece por alguns meses em tonéis, de vários tamanhos e idades distintas, antes do blend final.


A Pinot domina o blend, com 95% do total; o que se reflete em suas características. De cor rosada bem pálida, tem nos aromas a predominância de frutas vermelhas frescas, como morango e groselha. Na boca, boa acidez, de corpo leve mas com bom meio de boca. Permanece mais tempo no palato do que a maioria dos rosés. A Moscatel dá uma temperada, trazendo um leve floral ao conjunto. Casou perfeitamente com um spaghetti al langostino (me disseram que eram camarões gigantes, mas o tamanho parecia mais lagostim), preparado com alho, tomate confitado e salsinha.


Os vinhos das Bodegas RE são importados pela Grand Cru, mas infelizmente os preços estão fora do meu poder aquisitivo. Esse, o mais barato da bodega, sai por R$200. Mas no Chile, sai por R$60. Por isso, quem for pra lá, não deixem de conhecer seus vinhos, e trazer uma garrafa pra mim!

Um comentário:

  1. Doscientos Reales! Mas que abeçúrdo!
    :)

    mas que é bonito e deve ser bom isso é

    ResponderExcluir

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.