17 de outubro de 2017

Produttori del Barbaresco 2006

No último texto, comentei a respeito de um Barolo, que representou a região em um painel de vinhos feitos de Nebbiolo, e conforme esperado, foi eleito o melhor da noite. Mas em um painel de Nebbiolos não poderia faltar um Barbaresco; e como era esperado, também fez bonito.


A segunda grande DOCG do Piemonte foi representada pelo Barbaresco mais 'básico' produzido pela cooperativa Produttori del Barbaresco. Essa cooperativa, com 51 membros cultivando pouco mais de 100 hectares de terra, é uma referência dessa DOCG, sendo cotado por diversos especialistas como os vinhos de melhor relação qualidade/preço da região. Eles produzem todos os anos o vinho DOCG Barbaresco. E apenas nos anos de clima mais propício, produzem 9 versões diferentes de Barbaresco Riserva, em que os 9 melhores vinhedos são vinificados individualmente.

Em comparação com os Barolos, os Barbarescos costumam têr uma estrutura um pouco menos intensa, com taninos menos intensos, e por isso, ficam 'prontos' mais cedo. Isso se reflete nas regras de produção que exigem uma guarda menor (mínimo de dois anos, um ano a menos que Barolo). Isso também significa que também costumam ser menos longevos, o que é possível perceber neste vinho.

Com 11 anos, o Produttori del Barbaresco 2006 já exibia os efeitos da idade, com cor de baixa intensidade mostrando reflexos granada, e halo aquoso bem perceptível. O aroma ainda trazia boa intensidade de notas primárias, na forma de frutas vermelhas (sobretudo groselhas), mas já bastante evidência de notas terciárias, como giz, cogumelos e terra. Com o tempo, o vinho se abriu mais, com notas de frutas secas e balsâmico. Na boca, tinha alta acidez, taninos intensos de média granularidade, corpo médio, e longa persistência.

A avaliação final foi de que o vinho estava no ápice. Evoluído, agradável, mas sem deixar de mostrar a personalidade na Nebbiolo. Um belo vinho, mas que não deveria ser guardado por mais tempo.

Sugestão de vídeo

Para quem quer conhecer um pouco mais das diferenças entre o Barolo e o Barbaresco, recomendo o vídeo abaixo, da associação GuildSomm:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.