10 de outubro de 2017

Rosé de Malbec em versão francesa

Gosto dos rosés de Malbec argentinos: são uma boa opção quando se busca um rosé um pouco mais encorpado, sem aromas vegetais; e não costumam ter a deficiência na acidez que costumam ter os tintos. Mas como seria um rosé de Malbec francês? Ao ver um selecionado para o Vinhoclube Summer, fiquei empolgado, na expectativa de conhecer como seria a versão produzida na terra de origem da uva.

Sim, porque apesar de hoje em dia ser mais conhecida pelos vinhos argentinos, a Malbec é originária do sudoeste da França, mais especificamente de Cahors. Mas a AOP Cahors só inclui vinhos tintos; e portanto, o Terreo 2015 é classificado como IGP Comté Tolosan: uma indicação geográfica ampla, que engloba boa parte do sudoeste francês, inclusive Cahors.


O vinho foi produzido pela Vinovalie, uma sociedade formada por 4 cooperativas da região do sudoeste francês. É ela que produz Rosé Piscine, aquele rosé docinho feito para ser tomado com gelo, que é um sucesso de vendas. O Terreo 2015 é igualmente um vinho para se refrescar à beira da piscina, só que seco; e portanto, não muito recomendado colocar pedras de gelo.

Ele foi elaborado mesclando-se as duas técnicas mais comuns para vinhos rosés: prensagem direta (em que o mosto é obtido direto da prensa, sem maceração com as cascas) e sangria (em que o mosto permanece por um curto período de tempo em contato com as cascas, e depois parte é 'sangrada', isto é, retirada). Essa mescla busca um equilíbrio, já que a primeira técnica favorece a produção de vinhos mais frescos, enquanto a segunda costuma gerar vinhos mais encorpados.

Diferentemente dos argentinos, a versão francesa tem cor salmão delicada, mais parecida com os rosés da Provence. Além disso, tem corpo mais leve, deixando a acidez mais em evidência, se comparado com o argentino; e o aroma fresco traz frutas vermelhas e um toque cítrico. Cada um tem o seu momento, e o francês é o melhor para se tomar à beira da piscina, ou para acompanhar pratos leves à base de frutos do mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.