15 de setembro de 2017

F2F Blend 2013

Este fim de semana, chamei em casa um amigo pra gente provar um novo vinho da Bulgária que chegou recentemente na Winelands. Ele se chama F2F Blend 2013, ou face to face. A garrafa tem um belo rótulo em preto e dourado, mostrando duas silhuetas de rostos, e uma cápsula dourada, que parecia de cera (mas ao arrancá-la, me pareceu mais um plástico).


F2F é uma linha premium, com 3 vinhos. Este, um corte entre Cabernet Sauvignon, Syrah e a inusitada Regent: uma variedade híbrida, criada na Alemanha em 1967, normalmente cultivada em locais de clima muito frio, como Alemanha, Suíça e Inglaterra (aliás, no ano passado, provei um rosé 100% Regent, na Inglaterra - veja aqui).

Os vinhos F2F são produzidos em uma vinícola na cidade de Saedinenie, na Trácia. Ela pertence ao grupo Vinprom Peshtera, que por sua vez é a maior empresa do ramo de vinhos e destilados no país. Este ano, a vinícola foi renomeada para New Bloom Winery - um nome mais amigável ao mercado exterior - numa estratégia expansão das exportações.

O vinho tinha cor violácea, intensa e brilhante. No nariz, se sobressaíam as frutas, principalmente framboesa. A influência da madeira (14 meses em barricas francesas) estava no segundo plano, com nuances de baunilha, coco e caramelo. Na boca, aparecia também um pouco de chocolate e tostado. O visual dava a impressão de um vinho robusto, no entanto, ao prová-lo, se mostrou elegante, de corpo médio, boa acidez, álcool equilibrado, e taninos surpreendentemente discretos. Ele caiu muito bem com queijos de massa dura, que comprei exatamente para comer com ele (era um Manchego, espanhol, e um holandês, cujo nome não me lembro).


Ele custa R$215 na Winelands. Mas quem é sócio do clube tem a oportunidade de comprá-lo por R$100, este mês.

Leituras complementares

A Wine Enthusiast, este ano, escolheu a Trácia como melhor destino de turismo de vinhos, e menciona a vinícola de Saedinenie como a mais moderna do país:
Tambei achei algumas reportagens de mídias búlgaras comentando a respeito da vinícola:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.