8 de novembro de 2016

Beranu Vermentino di Sardegna 2015

Este ano, um casal de amigos viajou à Sardenha, e eles voltaram maravilhados: pela beleza das praias, pela comida, e pelos vinhos brancos, principalmente aqueles feitos da uva Vermentino. Qual não foi a minha surpresa, ao ver que na última remessa do Vinhoclube, veio um Vermentino di Sardegna?


Mediterrânea

A Vermentino é uma variedade branca, cultivada principalmente na faixa Mediterrânea entre França e Itália. Na Provence, é conhecida como Rolle, e é o principal componente dos brancos da região. Atravessando a fronteira italiana, ela predomina em toda a faixa litorânea correspondente à Ligúria. Além disso, também é a principal variedade branca nas ilhas da Córsega e Sardenha.

Não existe um consenso sobre qual é a sua origem, nem quando chegou à Sardenha. Mas no último século, se tornou o mais bem sucedido vinho da ilha. O sucesso levou à criação da denominação DOC Vermentino di Sardegna, em 1988. E em 1996, foi criada a DOCG Vermentino di Gallura, a única DOCG da ilha.


Beranu

O vinho que veio no clube se chama Beranu Vermentino di Sardegna 2015, e é produzido por uma cooperativa chamada Cantina Trexenta. Não descobri nada específico a respeito do vinho, exceto que Beranu significa 'primavera', na língua sarda [*][**].

Eu o levei ao restaurante Dom Manoel, onde fomos jantar com amigos; e reservei a garrafa para ser aberta junto dos pratos principais. Eu pedi uma posta de bacalhau assada na brasa, com tomate, abobrinha e berinjela, também à brasa, e estava uma delícia: uma posta bem servida, bem assada, com sal na medida, e o gostinho tostado da brasa. Já a Thais pediu um espaguete com frutos do mar, com camarões, polvo e lula à vontade, molho de tomate delicioso, e tudo cozido no ponto certo.

O vinho casou de forma magistral com os dois pratos. Com aroma predominantemente frutado, um singelo toque resinoso, ótima acidez, tinha também sabor intenso, bom volume de boca e boa persistência (acima da média para vinhos nessa faixa de preço). Não se intimidou diante do bacalhau, e a acidez casou perfeitamente. Com os frutos do mar, então, nem precisa dizer: o vinho parece que foi feito especialmente para eles.


Para quem tiver interesse em conhecer o vinho, ele agora está disponível no Vinhosite.

2 comentários:

  1. A Ilha da Sardenha, na costa oeste da Itália, oferece vinhos distintos a preços convidativos. Tanto os tintos (especialmente os da uva Cannonau) quanto os brancos (principalmente os saborosos Vermentino). Este Beranu Vermentino (que já tive a oportunidade de degustar) tem aroma delicado, com notas de frutas amarelas, no paladar é muito agradável fresco e intenso. ótima relação qualidade preço.

    ResponderExcluir

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.