17 de novembro de 2016

Torrazzine Recioto Della Valpolicella 2002

Conforme eu comentei no meu texto anterior, a degustação de vinhos ao estilo Amarone foi finalizada com o 'pai da criança', o doce Recioto della Valpolicella. Um vinho especial como esse não pode passar em branco, sem um registro no blog.

Imagem aérea da vinícola, obtida no Google

Na ocasião, tivemos o Torrazzine Recioto Della Valpolicella 2002, produzido pela Azienda Agricola Villa Erbice. A vinícola se localiza em uma propriedade histórica do século XVII, e começou a produzir vinhos em 1870. Hoje, está na terceira geração da família Erbice, e possui 13 hectares de vinhedos nas regiões de Valpolicella e Soave, cultivados em agricultura integrada, isto é, evitando ao máximo o uso de pesticidas sintéticos.

Todas as uvas provém de vinhedos próprios, e são colhidas a mão. No caso do vinhedo chamado Torrazzine, os cachos são colocados em caixas de 4Kg, e levadas para os galpões da vinícola, onde passam entre 35 e 40 dias secando, apenas com a corrente de ar. Apenas após esse período, concentrando açúcares, as uvas são prensadas, e colocadas para fermentar em tanques de inox. A fermentação é interrompida antes do fim, para conservar parte do açúcar residual, o vinho é estabilizado e colocado para maturar por 2 anos em barricas de 225 litros de carvalho francês. Em seguida, é engarrafado, e permanece mais um ano na vinícola, antes de ser comercializado [*][**].


Uma curiosidade, que já comentei antes, Recioto della Valpolicella ganhou o status DOCG em 2009. Porém, como este vinho é de 2002, o rótulo ainda consta apenas denominazione di origine controllata.

O vinho, já com 14 anos, ainda apresenta cor rubi, apesar de certa turbidez. O aroma predominante é de licor, algo como um licor de amoras e de jabuticaba. No início, também tinha uns aromas terrosos (cogumelos) e de folhas murchas. Com um pouco de tempo na taça, apareceram toques balsâmicos. Tinha uma boa acidez, adequada ao nível de açúcar, corpo médio, álcool discreto, e sabor intenso, que evocava os licores. Enfim, equilibrado, em boas condições, mas já mostrando alguns traços da idade. O Recioto é um bom companheiro para o chocolate, e este escoltou muito bem um brownie com sorvete de creme e calda de chocolate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.