15 de junho de 2016

Tierra Imperial Gran Reserva 2008

Para ajudar a aquecer neste clima frio, nada como se enfiar debaixo de um cobertor na frente do sofá, entrelaçando as pernas com a sua amada, e tomar um bom vinho tinto. O vinho escolhido para essa noite foi o Tierra Imperial Gran Reserva 2008, produzido pelas Bodegas Verduguez, e importado pela Winelands.


Essa Bodega familiar (na quarta geração) existe desde 1950, mas até meados da década de 1990 se dedicava exclusivamente à produção a granel. Essa triste realidade era compartilhada pela maioria das vinícolas de sua região: a DO La Mancha - a mais extensa Denominação de Origem da Europa. Ela se localiza no centro da Espanha, sobre a Meseta - um grande platô que domina a maior parte do território espanhol. O clima é continental de altitude, muito seco, e com verões muito quentes. E para piorar, até 1996 era proibido irrigar os vinhedos, o que limitava muito a produção de vinhos de qualidade. Hoje a irrigação é permitida e extensivamente utilizada, mas a imagem da região ainda está mais associada a vinhos a granel ou para destilação do que vinhos de qualidade. Mas hoje as Bodegas Verduguez estão entre os produtores que se reinventaram, mudaram completamente o foco, para a produção de vinhos de qualidade, para exportação.

Mesmo sendo de uma Denominação de Origem com pouca reputação, o vinho faz jus à categoria Gran Reserva. Essa classificação na Espanha é definida por lei - é o único país com uma lei nacional para regular este tema, e uma bem rigorosa, por sinal. Ela define que o vinho deve ser guardado envelhecendo na adega do produtor por um período mínimo de 60 meses (5 anos), sendo pelo menos 18 meses em recipientes de madeira (no restante do tempo, ele pode estar engarrafado). E é claro, os Consejos Reguladores fiscalizam os produtores regularmente. As regras podem até não eliminar completamente a possibilidade de um vinho Gran Reserva ser ruim, mas reduz muito as chances.

O Tierra Imperial Gran Reserva 2008 é 100% Tempranillo, e estagiou em barricas por 24 meses (mais do que o tempo mínimo exigido). Mesmo com 8 anos de idade, podemos dizer que ele está jovem. Sua cor rubi não demonstra nada da idade, e os taninos, apesar de finos, são intensos. Mas a guarda como Gran Reserva reflete a complexidade, com aromas de mirtilos, ameixas secas, caramelo, leve balsâmico e especiarias. Nada de excesso de madeira, bom frescor, final razoavelmente longo. Certamente é um ótimo vinho para ser tomado já, mas poderá ser guardado por mais alguns bons anos. Ele foi distribuído no clube de vinhos da Winelands no mês de abril, e na minha opinião foi o melhor vinho do clube este ano, até o momento. E além de aquecer no inverno, acompanhou muito bem uma torta de carne estilo inglesa (beef and ale pie), mas feita em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.