5 de dezembro de 2015

Artisan Fetească Albă Barrique 2012


A Romênia, tradicionalmente, é um país com maior relevância de vinhos brancos. Não é que não haja bons tintos - já comentei sobre alguns ótimos no blog (veja aqui) - mas o país produz e consome mais vinhos brancos do que tintos. O consumo de brancos corresponde a 65% do mercado interno, e até há pouco tempo, correspondia a 63% da produção (recentemente a produção de tintos vem crescendo para atender ao mercado externo). Mas além de tradição e reconhecimento do público, eles possuem variedades de uva exclusivas, garantindo vinhos com uma tipicidade desconhecida para nós, com sabores exóticos e deliciosos.

A Winelands, que tem importado vários vinhos do país, está com três brancos top em seu site de e-commerce. Eu recomendo um específico, que é o que mais gostei, feito com a variedade mais autenticamente romena (Fetească Albă, ou donzela branca) e por sorte, é o mais barato: Artisan Fetească Albă Barrique 2012.

Nada de simples e frutadinho, ele apresenta cor dourada intensa, e muita complexidade no aroma, com notas tostadas e doces, como chocolate branco, coco queimado, e baunilha, somada a frutas de caroço, melão, e pimenta branca. Na boca, tem muito volume, untuosidade, acidez equilibrada, aromas adocicados, e longo final tostado e seco. É um vinho complexo, mas que também agrada iniciantes, pela maciez e equilíbrio.

Este é o terceiro vinho da linha Artisan que comento aqui no blog. São produzidos pela Aurelia Vișinescu - a enóloga mais famosa da Romênia. Já comentei sobre o Artisan Tămâioasă Românească Sec e Artisan Tămâioasă Românească Demidulce. Esta linha é dedicada às variedades nativas da Romênia. São vinhos com identidade, que refletem a sua origem. Acho que é minha linha favorita.

Ele é feito 100% com a variedade Fetească Albă, a segunda variedade mais cultivada da Romênia. Seus bagos atingem altos teores de açúcar e muitos componentes aromáticos, mas é necessário cuidado para reter uma boa acidez, objetivo que Aurelia Vișinescu atingiu com grande êxito. O vinho estagiou em barricas de carvalho romeno, que lhe trouxe toques amadeirados no aroma, e uma textura amanteigada no palato, incrementando sua complexidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.