19 de outubro de 2014

Rhein Extra Brut Rosé


Antes de mais nada, vamos esclarecer um possível mal-entendido que possa ser causado pelo nome deste espumante: ele não é extra-brut. Seu nome é Rhein Extra, e ele é classificado como Brut, o que implica que possui até 15g/L de açúcar. Ou seja, ele tem uma sensação seca equilibrada, sem ser extremamente seco.

Ele é feito pelo método tradicional, isto é, com segunda fermentação na garrafa, passando 12 meses nos pupitres, com as borras. É 100% Pinot Noir, feito com uvas produzidas na Transilvânia. Esta região, no centro-norte da Romênia, é um plateau, com altitudes acima de 300 metros, e delimitado a leste e sul pela cadeia de montanhas dos Cárpatos, que faz um 'L' no meio do país, e a protege da influência climática do Mar Negro. Ela possui um clima frio e úmido, com muita névoa, considerado ideal para variedades brancas e também para Pinot Noir, com o intuito de produzir vinhos brancos e espumantes.


Este espumante faz parte da linha de produtos da Cramele Halewood, e é produzido na adega de Rhein & Cie Azuga, na Romênia. Esta é a mais antiga adega de produção de espumantes do país, em atividade desde 1892, e seus espumantes foram servidos na cerimônia de coroação do rei Ferdinand da Romênia, em 1922. Hoje em dia, eles voltam a ser servidos em eventos da Casa Real Romena, já que a Cramele Halewood é fornecedora oficial da Casa (comentei a respeito disso quando falei do Principele R).

Aproveitei uma noite quente para abri-lo. Na taça, um belo visual cor salmão, com intensa perlage de bolhas finas. No nariz, apresenta jovialidade e frescor, com aromas de frutas vermelhas, mas na boca se mostra ao mesmo tempo fresco e cheio, podendo ser tomado como aperitivo, ou acompanhar muito bem uma refeição. Tomamos o espumante junto de uma massa com frango e legumes, e foi uma ótima pedida para uma noite de calor.


Este foi um dos vinhos romenos importados pela Winelands.

2 comentários:

  1. Ir na casa de Thais e Rodrigo é uma experiência gastronômica. Lá você aprende de um tudo, ligado ao mundo de vinhos e comidas diferentes de outras culturas. Nesse jantar específico, o frango que a minha irmã fez estava divino, de "lambar os beiços" como se diz aqui em Cuiabá. E o vinho, utilizando as palavras de Rodrigo, harmonizou perfeitamente. Um casamento perfeito para um dia de calor em Campinas. Aprovadíssimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laice,

      obrigado pelas gentis palavras. Vocês todos são sempre muito bem vindos!

      Excluir

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.