13 de agosto de 2017

Este Vinho Verde vai bem com Pad Thai

Thais estava a fim de fazer em casa um pad thai, inspirada em seu prato favorito do restaurante Tomyam (que, a propósito, voltou a se chamar Lagundri, mas segue com a mesma equipe). O pad thai é um prato baseado em talharim de arroz, e leva camarões, cenoura, moyashi, amendoins, coentro, e um molho composto de caldo de peixe, tamarindo, açúcar e muita pimenta, tudo refogado na wok. Já no prato, esprememos limão sobre ele, que além de adicionar sabor, ameniza a sensação picante.


Para harmonizar com pratos apimentados e agridoces, como os da culinária tailandesa, a melhor escolha são vinhos leves, com baixo teor alcoólico, e alta acidez, como os Vinhos Verdes. Escolhi o Este Vinho Verde Loureiro Grande Escolha 2016, que recebi no mês passado do Vinhoclube Summer.

Grande Escolha

O vinho é produzido pela Adega Cooperativa Ponte da Barca / Viniverde, é 100% Loureiro, e classificado como Grande Escolha - o que, como já comentei antes, é um termo regulamentado, em que o vinho deve passar pelo crivo de uma banca avaliadora, e apresentar características de uvas plenamente maduras.

Ele tinha cor citrina clara e brilhante. Seu aroma refletia o clima fresco da região, com notas herbáceas típicas da Loureiro, somadas a notas cítricas e de pêra; em paralelo, e justificando o termo Grande Escolha, ainda tinha notas florais e de frutas mais maduras, como a carambola. Na boca, era seco, leve, com baixo teor alcoólico e ótima acidez - tudo como um típico Vinho Verde.

De diferente, a agulha - aquele gás que pica a língua, característico dos vinhos da região - é muito discreta, quase inexistente. Mas também não faz falta: não é de hoje que os Vinhos Verdes de qualidade superior têm tentado se desvencilhar dessa agulha, apreciada pelo consumidor fiel, mas associada por críticos a vinhos inferiores.


Como era de se esperar, o vinho casou de forma estupenda com o pad thai; tanto pela boa acidez, que amenizava a sensação de pimenta, quanto pelos sabores cítricos e herbáceos, que encontravam eco no coentro e no limão adicionado ao prato. Harmonização campeã.

Toda a linha Este está disponível no Vinhosite. A propósito, o nome se lê "Éste", e não se refere ao pronome (este ou aquele), e sim ao ponto cardeal, a que no Brasil nos referimos como "Leste" (mas ambos são sinônimos válidos). Isso explica a rosa dos ventos que figura como marca d'água no rótulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.