11 de setembro de 2016

Painshill Sparkling White Brut

Conforme eu havia comentado aqui no blog, em maio deste ano, fui à Inglaterra a passeio. E na medida do possível, aproveitei para tentar conhecer um pouco da produção de vinhos do país.

Vinhedos de Painshill Park

O que pude verificar é que os vinhos são difíceis de encontrar, são caros, e pelo menos no que se refere aos vinhos tranqüilos, não são bons. Alguns bebíveis, mas definitivamente custam mais do que valem. O próprio mercado inglês é abastecido de vinhos estrangeiros bem melhores e mais baratos. Mas como dizem que o que têm de melhor são os espumantes, resolvi trazer duas garrafas para o Brasil.

Uma das garrafas que eu trouxe foi o Painshill Sparkling White Brut. É produzido a partir de um vinhedo localizado nos jardins de uma antiga mansão, que hoje virou parque público, chamado Painshill Park, localizado na região de Surrey, ao sul de Londres. O vinhedo é de uma variedade híbrida, chamada Seyval Blanc. Vale lembrar que o uso de variedades híbridas é muito comum na Inglaterra, pois elas são mais resistentes ao clima frio do país.

De acordo com o rótulo, o espumante é produzido pelo método tradicional (segunda fermentação em garrafa). Ele tinha perlage intensa e fina, e cor amarelo-verdeal de baixa intensidade. O aroma de média intensidade remetia à panificação, além de frutas brancas como pêra e maçã verde. Na boca, tinha acidez intensa, desequilibrada, pouco corpo, leve amargor, pouca intensidade de sabor, e pouca persistência aromática. Infelizmente, não correspondeu ao preço de quase £20, que ele custou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.