28 de dezembro de 2015

Robert Mondavi Private Selection Zinfandel 2012

Em um desses dias de dezembro, um amigo chamou a turma pra comer uma costela de boi. A costela foi preparada pelo filho dele, que tem dotes culinários e aspirações a chef. Segundo o filho, foi temperada seguindo uma receita do Jamie Oliver, e assada lentamente no forno por 6 horas. Não sei como é o preparo do Jamie Oliver, mas sei que ela tinha pimenta e mostarda. Além disso, sei que estava muito boa, carnuda, muito suculenta, e bem temperada.


Pra acompanhar, eu resolvi levar um Zinfandel, que tinha ganhado de presente havia poucos dias, e que achei que tinha tudo a ver com a costela: o Robert Mondavi Private Selection Zinfandel 2012. Robert Mondavi foi um dos grandes nomes da produção vinícola no mundo; revolucionou o mercado de vinho dos Estados Unidos e influenciou drasticamente o marketing de vinhos em todo o mundo. Apesar de conhecer sua fama, foi a primeira vez que bebi um de seus vinhos, quer dizer, um que leva o seu nome.

O homem, o mito

Robert Mondavi começou no mundo do vinho na empresa da família, com o pai e o irmão. Assim como todos os produtores norte-americanos da época, o foco era na produção de vinhos de garrafão, de baixa qualidade. Após uma viagem pela Europa visitando vinícolas [*], ele voltou para casa decidido a transformar a produção da família e focar no mercado de alta gama, algo impensável na Napa Valley dos anos 1960. As diferenças de objetivo levaram a um racha com a família, e Robert Mondavi abriu sua própria empresa em 1966, quando ele tinha 53 anos de idade. Logo se tornou um exemplo a ser seguido, transformando o panorama vinícola de Napa no negócio multibilionário que é hoje.

Além dos investimentos na qualidade, ele também revolucionou a estratégia de marketing de vinhos. Ele foi o precursor da prática de se estampar o nome da variedade da uva no rótulo [*]. Sabe, aquele 'Cabernet Sauvignon' ou 'Merlot', etc. que encontramos escrito na maioria dos rótulos? Pois é, foi idéia dele.

Sua visão era simples: a Europa vendia terroir, isto é, a tipicidade era resultado da região de produção. Mas os produtores norte-americanos não tinham terroirs para vender; além disso, os consumidores americanos não entendiam o conceito de terroir. Divulgando os varietais, ele conseguiu a identificação do consumidor com o produto. A sua estratégia educou o consumidor de vinho do Novo Mundo, e o sucesso foi tão grande, que hoje a prática é quase onipresente, difundida até mesmo na Europa.

Em 1993, devido a pressão financeira, Robert e os filhos decidiram abrir o capital da empresa, o que culminou em 2004 com a destituição da família da direção, e posterior venda para o grupo Constellation Brands [*][**], um conglomerado com atuação no mercado de bebidas alcoólicas em geral. Robert Mondavi continuou na empresa com um cargo simbólico, até seu falecimento em 2008, aos 94 anos de idade.

Robert Mondavi Private Selection

A linha Private Selection foi criada em 1994, para ajudar a capitalizar a empresa. Apesar do nome, esta linha visou o mercado popular premium, isto é, vinhos com preços mais acessíveis, com foco em consumidores com orçamento mais limitado (como nós mortais), que não estavam dispostos a pagar dezenas ou centenas de dólares por um vinho. A linha atingiu um enorme sucesso de vendas, chegando a ser responsável por 60% do lucro da empresa, em 2004 [*].

O Robert Mondavi Private Selection Zinfandel 2012 entrega uma sensação de qualidade, de vinho bem feito. Suas características pendem entre o equilíbrio e o 'paladar internacional', mas sem exageros. Tem cor rubi violácea, com um aroma que apresenta certa dose de frutas negras bem maduras e especiarias doces, escoltadas por um mentolado remetendo a cânfora. Na boca, é macio, com bom volume, e nada se destaca, nem acidez, nem taninos, nem álcool. Tudo equilibrado e sem chamar atenção. Intencionalmente, foi feito para agradar ao máximo possível de consumidores que gostam de tomar um vinho sem que ele seja o centro das atenções. E mesmo sem ter taninos intensos, ele cumpriu bem o papel junto à costela.

2 comentários:

  1. Grata pela matéria, e histórico dos vinhos da Califórnia! Beatriz

    ResponderExcluir

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.