19 de julho de 2015

Penderyn Madeira Single Malt Welsh Whisky

Estava voltando de viagem, e de passagem pela loja de whiskies da área internacional do aeroporto de Londres, me deparei com umas garrafas de Penderyn Madeira Single Malt. É um whisky produzido no País de Gales, e envelhecido em barris de vinho Madeira! Adoro vinho Madeira, imagina o que suas barricas não poderiam fazer pelo whisky!?! Resultado, trouxe para casa uma garrafa.

Este wysgi (como eles gostam de se referir ao próprio produto) é produzido pela Penderyn, a única destilaria do País de Gales. Ela iniciou suas atividades em 2000, exatamente um século depois da última destilaria galesa ter encerrado as atividades, em 1900.


Aur Cymru

A Penderyn não fermenta o mosto na própria fábrica. Em vez disso, compra o wash, isto é, o líquido fermentado, pronto para destilação, de uma cervejaria do país, a S. A. Brain & Co.. E utiliza um sistema de destilação contínua (column still), que permite elevar o teor alcoólico de 8% a 92% em uma única destilação. Em seguida diluem o destilado com água até 63%, para ser colocado em barrica.

O Penderyn Madeira Single Malt envelhece inicialmente em cascos de Bourbon, e finalizam em barris de vinho Madeira. Eles não são datados, e por ser uma fábrica nova, não se pode esperar longos períodos de maturação, mas ela deve ser de pelo menos 3 anos e um dia, pela lei britânica. Finalmente, são engarrafados a 46% de álcool por volume.


E aí? Valeu a pena?

O wysgi tem uma cor de intensidade bem baixa. Tem aroma levemente frutado, mas nenhum caráter oxidativo; nada que eu consiga associar a um vinho Madeira. Também não apresenta nenhum caráter defumado, que costumam ter os whiskies escoceses. Me lembrou mais um Bourbon barato do que um bom whisky. Também não é nada macio, me remetendo, mais uma vez, a um Bourbon barato. O álcool queima a boca, e desce queimando a garganta. É... não dá pra acertar em todas.

2 comentários:

  1. Já tinha conhecimento de um whisky que passava por barris de vinho madeira. Recentemente vi que a Panderyn tem Gareth Bale como embaixador e fiquei interessada. Ainda bem que procurei e encontrei avaliação e a sua é muito efetiva. Agradeço muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em minha recente visita à ilha da Madeira, percebi que muito poucos barris são descartados pelas vinícolas, pelo que não há muitos destes barris disponíveis para envelhecimento de whiskies. Mas se procurar, acha.

      Excluir

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.