26 de maio de 2013

Zähringer Chardonnay Trocken 2010


Domingo de almoço alemão: joelho de porco com chucrute e batatas coradas. Para harmonizar, vinho branco alemão: Chardonnay Trocken 2010 do produtor Weingut Zähringer, empresa familiar atualmente na sexta geração de viticultores, localizada na Alemanha. Foi importado pela Winelands, e distribuído em seu clube de vinhos.

O clube não divulgou, mas o produtor cultiva suas uvas de forma orgânica desde 1987, e possui certificação do Instituto Demeter de produtos biodinâmicos desde 2010. A empresa está localizada no vale do rio Reno, na região conhecida como Floresta Negra, próxima às fronteiras da França e Suíça, onde possui menos de 10ha de vinhas plantadas. Mas eles também processam uvas de outros viticultores da região, que eles acompanham de perto para garantir que seguem rigorosamente os preceitos orgânicos e biodinâmicos.

É um vinho seco; tem 4,4g/L de açúcar residual, mas nem parece. A sua acidez garante o frescor, e não deixa transparecer nenhuma sensação doce. Os aromas de frutas cítricas e maçã verde contribuem para aumentar essa percepção. Ainda assim, tem algum corpo, uma boa estrutura. Em suma, tem o que precisa para harmonizar com o joelho de porco. Foi uma ótima pedida para este domingo. E mais um vinho que me fez ficar feliz com a Winelands.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.