11 de maio de 2013

Jerez Manzanilla La Guita


No mês passado, escrevi sobre o Jerez Fino Tio Pepe, quanto tentei harmonizá-lo com diversas comidas; e ao contrário do que já li por aí, o que percebi foi que qualquer alimento 'atropelava' o vinho.

Hoje foi a vez de dar mais uma chance a esse estilo, e tentar verificar se harmoniza com outros alimentos. O escolhido desta vez foi o Jerez Manzanilla La Guita. Manzanilla nada mais é do que um Fino produzido no município de Sanlúcar de Barrameda. Ele é produzido pelo mesmíssimo processo de crianza biológica, em um sistema de criaderas e solera (mais detalhes, aqui). Porém o Manzanilla recebe uma denominação especial porque a cidade de Sanlúcar está no litoral, e por isso, os vinhos dessa cidade são mais influenciados pela maresia, que dá uma salinidade mais acentuada a estes vinhos.

Os desafios

Resolvi desafiar o Jerez com sardinhas e aspargos na brasa. As sardinhas, comprei fresquinhas na feira, somente sem a barrigada, e levei direto à churrasqueira, temperada só com sal grosso. E na hora de servir, foi regada com um fio de azeite. Ficou estupendo!

Já os aspargos, eu os deixei em uma salmoura por uma meia hora, com as flores para fora da água, para não se deteriorarem. Depois, coloquei-as sobre a grelha, também tentando deixar as flores mais para fora, para cozinhar os talos sem queimá-las. Para servi-las, preparei um molho com base em creme de balsâmico agridoce. Misturei creme balsâmico, um pouco de pimenta do reino e semente de coentro moídas, algumas gotas de molho de alho, sal e azeite. Como o creme era muito espesso, coloquei um pouquinho d'água, para chegar na cremosidade que eu precisava. O molho ficou uma delícia com os aspargos.


Para acompanhar, Thais preparou uma salada de batatas, cenouras e vagem, temperadas com molho aioli feito em casa, com claras de ovo, azeite, alho, sal, uma colherada de mostarda de Dijon, e finalizada suco de meio limão. Como toque da chef, ela acrescentou à mistura uns pedacinhos de pimenta dedo-de-moça. O molho ficou perfeito: não fica forte demais, nem pela mostarda, nem pelo alho. Muito saboroso, foi muito bem com as batatas, e também com os peixes e frutos do mar.

A harmonização

  • Primeiro teste: Jerez x sardinhas na brasa. Não vou dizer que deu de todo errado a harmonização. Um não destruiu o outro, mas não era o melhor vinho que poderia acompanhar a sardinha. Faltou acidez, o vinho ficou um pouco amargo, faltou acidez para casar com o peixe.
  • Segundo teste: os aspargos. Realmente, o Jerez Fino (ou Manzanilla, no caso) é o vinho para se harmonizar com aspargos. O vinho tira o amargor do vegetal, e se mantém vivo. Já o molho agridoce não ajudou muito o vinho. Ô vinhozinho difícil de acompanhar comida!
  • Terceiro teste: salada de batatas ao molho aioli. Deu certo, sem ressalvas. O Jerez é amigo das batatas e do molho. Foi o alimento salgado que mais deu certo com este estilo de vinho, dentre os que testei até aqui.
  • Teste extra: banana assada na grelha, servida com coco ralado e leite condensado. Esta foi a sobremesa da nossa refeição, e mais uma vez arrisquei a provar o vinho com a sobremesa. Até que não se saiu mal!

4 comentários:

  1. Antes de tudo, parabéns pelo site. Eu e minha esposa adoramos o Manzanilla. Tomamos gelado, como aperitivo, antes dos almoços de domingo. Quanto aioli que vc citou, peço vênia para dar uma informação adicional. Salvo melhor juízo, esse molho é originário da Espanha e lá é chamado de Alioli...é uma maionese de azeite com ovo, alho, sal e, eventualmente, algumas gotas de limão ou vinagre. A receita original encontra-se facilmente na internet. Ele é consumido com carnes e grão de bico cozinho...o famoso cozinho espanhol...uma delicia. Difícil é combiná-lo com algum vinho, pois o sabor do alho é bem pronunciado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ronaldo, obrigado pela visita.

      De fato, aioli (em francês) e alioli (em espanhol) são a mesma coisa, um molho muito comum no sul da França, e Espanha. No caso da receita que minha mulher preparou, ela colocou o suco de meio limão, e um pouco de mostarda, uma variação comum na França.
      O limão suaviza bastante o ardido do alho, mas o molho ainda fica bem forte. Como estava espalhado pela batata, o Jerez conseguiu se sair bem. Mas, em geral, eu apostaria em vinhos leves e com bastante acidez, rosés ou brancos. Espumantes frutados também se sairão bem.

      A propósito, vou experimentar algum dia desses o aioli com o cozido espanhol. Obrigado pela dica.

      Abraço,
      Rodrigo

      Excluir
  2. Parabéns pelo Blog, muito legal ! Olha vou dar uma sugestão para você experimentar o Manzanilla, Vieiras grelhadas na manteiga ! Foi a melhor harmonização que consegui com Jerez. Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por suas palavras, André! E esta harmonização parece muito interessante, pois adoro vieiras. Vou testar, com certeza!

      Um abraço.

      Excluir

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.