7 de maio de 2013

Chiara Rosé 2010

Recebi este rosé do novo clube de vinhos a que me associei: Winelands. O Chiara Rosé 2010 vem do Piemonte, Itália, com denominação de origem Monferrato. Os rosés dessa DO são chamados de Chiaretto, ou Ciaret: qualquer semelhança com clarete não é mera coincidência.

Este vinho é produzido pela Vigne dei Mastri, uma propriedade familiar de 4ha. Ela não tem uma certificação de cultivo orgânico, mas tem uma preocupação ambiental: não utiliza pesticidas nem aditivos tóxicos, e afirma ter uma produção eco-sustentável, sem emissão de dióxido de carbono, utilizando painéis solares térmicos e fotovoltaicos para geração de energia, e utilizando coleta da água de chuva para reuso. Além disso, apoia o movimento Slow Food.

O vinho é 100% Barbera, uma variedade muito cultivada em todo o Piemonte, que possui pouca matéria corante, e gera vinhos leves. Por isso, é muito utilizada para rosés (50% da produção total é usada para rosés). Na propriedade, as uvas são colhidas a mão, prensadas, e passam por curta maceração de apenas 3 horas, o que lhe atribui sua bela cor salmão de baixa intensidade. Tem aroma de frutas vermelhas e cítricas frescas e notas florais. Na boca, é seco, leve, com acidez agradável, e uma pequena agulha, que ajudou a intensificar o frescor. Uma ótima pedida para um vinho rosé.

2 comentários:

  1. Gostaria de saber,onde fica,Piemonte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marco,

      sim a região demarcada de Monferrato fica no Piemonte. Veja o mapa a região de Monferrato:
      http://i1.wp.com/italianwinecentral.com/wp-content/uploads/Piemonte-Monferrato.png

      Excluir

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.