6 de fevereiro de 2021

Principele "R" 2011 revisitado

Em 2014, escrevi a respeito do vinho Principele "R" 2011 (releia, aqui), um vinho romeno importado pela Winelands. Na época, havia comprado 3 garrafas; e por ser um vinho de guarda, guardei uma até este ano.
Recapitulando a respeito do vinho, ele foi produzido pela vinícola Cramele Halewood, que era uma das fornecedoras oficiais de vinho da "Casa Real" romena, e mais: foi produzida sob supervisão pessoal do "príncipe" Radu (daí o nome do vinho). Ele foi produzido com a uva mais icônica da Romênia, a Fetească Neagră, da região mais conhecida internacionalmente (DOC Dealu Mare), e amadureceu por 18 meses em barris de carvalho francês.

Muita coisa mudou, desde 2014. O "rei" Mihai I faleceu em 2017; em 2018, a produção de vinhos da Halewood foi comprada pelo grupo Alexandrion Group [*], e passou a se chamar The Iconic Estate; e o vinho do "príncipe" passou a ser produzido pela Domeniile Tohani.

E o vinho também mudou, e pra melhor. Está muito mais macio e elegante, ainda mantendo a boa acidez, e a fruta, madura, está mais presente, deixando as notas de chocolate do carvalho mais sutis. A cor ainda rubi, a boa acidez e intensidade de frutas indicam que poderia ser guardado por mais alguns anos, podendo evoluir para aromas terciários. Mas guardar pra quê? Se assim está tão bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.