23 de março de 2019

Single Vineyard Stevens Hunter Semillon

Em 2015, escrevi a respeito de um autêntico Sémillon de Hunter Valley, vinho memorável que eu havia conhecido na ocasião. Infelizmente, se já é difícil achar vinhos australianos por aqui, imagina um vinho tão específico. Mas fuçando pelas prateleiras do Museu da Gula, há um par de meses, encontrei uma garrafa de um Sémillon de Hunter Valley esquecido na prateleira; nem preço tinha. Catei a única garrafa, pra perguntar o preço no caixa. E diante da barganha (R$83), perguntei se havia mais em estoque, mas infelizmente, não havia.

A Sémillon é uma importante uva branca de Bordeaux, mas que dificilmente se destaca sozinha. Mas em Hunter Valley, região vinícola mais tradicional da Austrália, ela não só teve muito êxito, como se manifestou em uma tipicidade incomparável com qualquer outro vinho branco do mundo. Sem maceração, sem estágio em madeira e com um baixo teor alcoólico (em torno de 10%), os Sémillons de Hunter Valley conseguem atingir um potencial de guarda bem atípico, desenvolvendo uma complexidade invejável.



A garrafa que achei no Museu da Gula era o Single Vineyard Stevens Hunter Semillon 2006, ou seja, um vinho de vinhedo único, de uma linha topo de gama, produzido pela Tyrrell's Wines, uma empresa familiar com 160 anos de história na Austrália, estabelecida em 1858!

Levei o vinho em um aniversário, celebrado no restaurante Bouquet Garni, famoso pelos pratos de frutos do mar; e a garrafa foi aberta no momento de acompanhar os pratos. O vinho tinha cor amarelo palha, de baixa intensidade, um aroma com muita fruta cítrica (limão siciliano), fruta madura (pêssego), flores brancas, petrolato, e cera e mel de abelha. É um vinho leve, mas com exuberante acidez, sabor intenso, e longa persistência, que prolongava as notas de mel e cera. Estava na medida para o delicioso côngrio à provençal que pedi, e também agradou a todos.


Quem importa os vinhos da Tyrrell's Wines no Brasil é a Vinhos do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.