12 de janeiro de 2019

Santa Julia Rosado Edición Limitada

Passando pela sessão de vinhos do Pão de Açúcar, essa garrafa me chamou a atenção. Não apenas pelo rótulo irreverente, mas também pela bela cor salmão brilhante do vinho. Trata-se do Santa Julia Rosado Edición Limitada 2017, pertencente à marca Santa Julia, que contempla as linhas de entrada da Familia Zuccardi.


Trata-se de um rosé de Syrah, mais fresco e de cor mais pálida do que normalmente são os rosados argentinos, elaborado pelo enólogo da casa, Rubén Ruffo. O rótulo brinca com as palavras rosado e osado (ousado em espanhol), e mostra dois senhores jogando xadrez sobre um avião sendo pilotado por um urso (um oso, em espanhol) [*].

Apesar do nome, não me parece uma edição assim tão limitada. Ou ao menos, devido ao sucesso da safra 2016, foi lançado novamente na safra de 2017, o que é uma boa notícia para ajudar a incrementar o limitado leque de opções de rosés.

O vinho tinha cor salmão, de média intensidade e brilhante. Tinha aroma de frutas vermelhas frescas e agrumes (pomelo, laranja). Era um vinho refrescante, seco, de pouco corpo e boa acidez, bom pra tomar à beira da piscina ou em noites quentes, ou também acompanhando um sanduíche ou uma torta caseira.

Esse fim de semana, o vinho está com 30% de desconto, saindo por apenas R$37,73.

3 comentários:

  1. Os varietais rosés de Syrah e de Malbec são geralmente bem bons, considero-os apostas mais seguras que os rosés feitos de outras cepas, como os de Cabernet Sauvignon ou mesmo a Pinot.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não costumo me empolgar com rosés de Cabernet. Outras opções que acho interessantes são os de Tempranillo e de Garnacha.

      Excluir
    2. Já tive a chance de beber um de Tempranillo, mas não me agradou à época.
      Vou continuar dando uma chance a ele, já o Garnacha preciso provar ainda!

      Excluir

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.