19 de dezembro de 2018

Porto Branco Extra Seco

Se tem um vinho que cai como uma luva como aperitivo, e harmoniza como nenhum outro com uma tábua de frios, é o Porto Branco Extra Seco. É uma pena que este estilo de vinho seja tão pouco difundido.


O Porto Branco é um tipo menos comum de Vinho do Porto, também fortificado, que se diferencia dos Rubys e Tawnys por ser feito de uvas brancas. Ele pode ser mais jovem, frutado e de cor dourada, ou tão antigo, que se torna cada vez mais semelhante a um Tawny. Ainda mais raro são aqueles classificados como Seco e Extra-seco. Mas não se engane, essas expressões têm significados bem diferentes dentro do contexto de vinhos fortificados. Um Porto Branco Extra Seco pode conter até 40 g/L de açúcar, o que ainda exibe boa intensidade de doçura, mas é muito menos o que um Porto regular (que contém mais de 100 g/L).

Devido a suas características (licoroso e um certo teor de açúcar residual), ele vai bem com uma ampla variedade de queijos, e também com embutidos mais salgados, sempre por contraste. Também vai bem com castanhas, e fica delicioso com damascos secos, neste caso, por semelhança.


Há poucos exemplares disponíveis no Brasil, mas encontrei o Burmester Extra Dry White Porto a venda na Wine por R$54, e comprei uma garrafa para provar. Levei-o à festa de fim de ano da Nossa Confraria, exatamente para acompanhar queijos e embutidos de uma tábua de frios. O vinho estava com uma cor mais dourada do que outras fotos que vi na Internet; os aromas traziam flores, damasco, maçã vermelha e avelãs, demonstrando que já apresentava alguma evolução. Era encorpado, algo untuoso, com doçura perceptível mas longe de ser intensa, acidez média/baixa, e baixa persistência. Creio que o álcool estava equilibrado mais pelo açúcar residual do que pela acidez.

Minha impressão geral era que esse vinho já estava no fim da vida, e que foi elaborado para ter sido consumido mais jovem. Mas ainda estava agradável, e atendeu perfeitamente à minha proposta, harmonizando como nenhum outro com os frios, castanhas e o damasco. O vinho se esgotou na Wine, e espero que volte a ser oferecido no ano que vem; ocasião em que - imagino - estará mais fresco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.