6 de dezembro de 2018

Pionero Maccerato Edición Especial

Já fazia algum tempo que eu não tomava um bom Albariño. Foi por acaso, mesmo. Creio que, com tanta oferta de vinho, de tantas variedades de uvas e regiões para conhecer, eu acabei negligenciando um dos vinhos que mais gosto. Só me dei conta disso quando vi o Pionero Maccerato 2016 da Viña Almirante em oferta na Vinumday, por R$75.


Trata-se de uma edição especial, celebrando 15 anos de formação da empresa, em forma de cooperativa, que hoje se posiciona como a mais importante da Galícia, e também aquela que tem maior volume de exportação para o Brasil [*]. A cooperativa conta com 35ha de vinhedos (45ha de acordo com o site do Consejo Regulador, mais atualizado), exclusivamente plantados com Alvarinho - Albariño, em espanhol) - e 100% colhidos a mão, que resultam em diferentes estilos de vinho de acordo com métodos de produção.

O Pionero Maccerato recebe este nome porque 100% das uvas passam por um processo de criomaceração (isto é, maceração, com as cascas, a baixas temperaturas), por um período de 8 a 10 horas, antes da fermentação. Esse processo dá ao vinho mais corpo e intensidade de aromas. Após a maceração, se faz o 'sangrado', sem prensagem, para se obter o mosto flor, considerado de maior qualidade ( o restante é prensado, para uso em vinhos de gama mais baixa).

Este vinho é um velho conhecido, e continua com a mesma qualidade de quando o tomei pela primeira vez (aqui). A cor dourada brilhante entrega de cara suas características: ao mesmo tempo bom volume de boca, e acidez refrescante. É um vinho jovem, frutado (frutas maduras, como nectarina e ameixa), com algo floral, e de sabor intenso. Por isso, eu não tinha dúvidas que se sairia muito bem com uma deliciosa caldeirada de frutos do mar com banana-da-terra e coentro, preparada pela Thais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.