30 de setembro de 2018

Protos Verdejo 2017


Sabe quando você tem boa expectativa quanto ao vinho, e ele ainda te impressiona? Foi o que aconteceu com o Protos Verdejo 2017. Eu tinha um cupom de desconto na Wine, e comprei uns vinhos, dentre os quais, esse. Eu ainda não tinha tomado dele, mas o escolhi em função da reputação das Bodegas Protos.

Protos significa "primeiro", em grego, simbolizando o fato de esta ser a primeira vinícola da região de Ribeira del Duero. Ela foi fundada como uma cooperativa, em 1927, reunindo os produtores da cidade de Peñafiel. Em 1932, eles mudaram o nome para Bodegas Ribera del Duero, um nome que abriram mão em 1982, para a criação da Denominación de Origen, naquele mesmo ano.

Mas Ribera del Duero é terra de tintos. Para produzir vinhos brancos, as Bodegas Protos construíram em 2006 uma nova vinícola em Rueda, a terra de excelência dos vinhos brancos de Castilla y León, a base de Verdejo. Os 4ha de Verdejo das bodegas são colhidos de forma manual durante a noite, quando a temperatura é mais baixa. As uvas passam por maceração pré-fermentativa a frio (10 ºC), por 4 a 5 horas; depois, fermentam a baixa temperatura (13,5 ºC), e permanecem com as lias durante 3 meses, para incorporar estrutura.

O almoço de sábado foi bacalhau confitado, com tomatinhos e alho assados, e batatas ao forno. E pra beber, resolvi abrir o Protos Verdejo. O vinho tinha cor amarelo-palha de baixa intensidade, e esse era única característica de baixa intensidade nesse vinho. O aroma expressivo tinha frutas de caroço, carambola, flores, maçã verde (me lembrou bala Lilith), e um toque herbáceo, característico da Verdejo. Na boca, ele tinha corpo médio, ótima acidez, álcool discreto e sabor intenso. Enfim, tinha tudo o que era preciso para acompanhar o bacalhau com perfeição.

3 comentários:

  1. Caro Rodrigo,
    Bela postagem e belas fotos! Esse bacalhau está bonito demais, hein?
    Também gosto dos vinhos da Protos. Acatando sua dica, vou pegar um Verdejo desse.
    Abraços,
    Flavio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Flávio! Tenho certeza que vai gostar do vinho.

      Excluir
  2. Caro Rodrigo,eu vou abrir uma garrafa hoje. Infelizmente não pode acompanhar um bacalhau,minha esposa não gosta,mas vou apreciar o vinho,principalmente depois da sua apresentação

    ResponderExcluir

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.