22 de novembro de 2017

Tornatore Etna Rosso 2014

No ano passado, tive a primeira oportunidade de tomar um vinho tinto da DOC Etna Rosso, produzido aos pés do vulcão ativo que domina a paisagem do leste da Sicília. Essa primeira experiência me deixou com uma ótima impressão; por isso, me interessei ao ver o Tornatore Etna Rosso 2014 oferecido na Evino. Aproveitei um cupom de desconto, e o vinho saiu por R$62.


A família Tornatore iniciou sua produção de vinhos em 1865, com o bisavô do atual proprietário. Sua propriedade se localiza na encosta setentrional, que somado à altitude, possui temperaturas amenas, favorecendo uma maturação mais lenta. E o solo, de origem vulcânica, é bastante mineral e fértil. Hoje a empresa da família controla um total de 100 hectares de propriedade, com 46 de vinhedo.

Os tintos da DOC Etna Rosso são produzidos com Nerello Mascalese (mínimo 80%) e Nerello Cappuccio (o restante). A colheita, a mão, ocorre entre a segunda e terceira semanas de outubro; e a fermentação se dá em tanques de concreto, com maceração entre 10 e 12 dias. Em seguida, o vinho estagia por um ano em grandes barris de madeira.

Minha expectativa era de um vinho simples, leve e frutado, o que se confirmou. Por isso, o levei a um churrasco à beira da piscina, situação que pedia um vinho mais fresco. De cor rubi de baixa intensidade, o aroma trazia frutas vermelhas maduras. Na boca, um corpo leve, mas não tanto, taninos bem discretos, e a acidez singela, um pouco aquém do que eu esperava, mas que não chegava a comprometer o resultado. Não se compara ao outro Etna Rosso que já tomei, mas por R$62 estava bem pago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.