23 de julho de 2017

Km 0 Gran Reserva Tannat 2009

Já comentei a respeito do Viognier e do Pinot Noir. Só faltava o Km 0 Gran Reserva Tannat 2009, para completar toda a linha Gran Reserva da Bodega Irurtia. E mais uma vez, o vinho demonstrou o alto nível de qualidade que a bodega investe nessa linha Gran Reserva.

Eu recebi essa garrafa do Km 0 Gran Reserva Tannat 2009 em janeiro de 2015, pelo clube de vinhos Winelands. Considerando a qualidade dos outros dois, não tive receio em deixá-lo guardado por mais tempo. Mas, em um fim de semana nesse inverno, ocorreu uma oportunidade imperdível para abri-lo. Um confrade chamou a turma da confraria para um fim de semana em sua casa em Campos do Jordão. E para o sábado, a programação era churrasco.

A tarde fria estava perfeita para tomar vinhos tintos, e foram vários. Dentre os consumidos, havia Quinta das Carvalhas Reserva 2013 (Douro), Espino Gran Cuvée Cabernet Sauvignon 2012 (Chile), Paulo Laureano Clássico 2014 (Alentejo), Don Pascual Reserve Tannat 2014 (Uruguai), Chilensis Lazuli 2010 (Chile) e o Km 0 Gran Reserva 2009.

Com apenas dois decanters disponíveis, os dois melhores vinhos foram eleitos para uma aeração prévia, de quase duas horas: o Km 0 e o Chilensis Lazuli 2010 (outro vinho 'animal'). Na falta de mais decanter, um terceiro vinho ganhou uma passagem por uma garrafa de vidro (quem não tem cão, decanta com qualquer vasilhame de vidro limpo que tiver ao alcance).

O Km 0 era um pouco mais elegante do que eu previa, o que me agradou ainda mais. Tinha cor rubi de intensidade alta e bem brilhante com lágrimas violáceas, mostrando que não sentiu efeito do tempo. Também não havia nenhum sedimento. No nariz, predominavam as frutas negras - principalmente maduras, mas também um pouco de geléia - que eram somadas a especiarias, um toque tostado, e um fundo balsâmico. Na boca, uma ótima acidez, bom corpo sem ser pesado, álcool totalmente integrado, os taninos finos, de média intensidade, e boa persistência. Realmente, um belo de um Tannat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.