2 de janeiro de 2017

Villa Aix en Provence

Quem me acompanha já sabe o quanto gosto do rosés da Provence. São os mais frescos e delicados entre os rosés, perfeitos para serem apreciados à praia, à beira da piscina, ou acompanhando pratos cheios de ervas e frutos do mar, como os da culinária provençal. Mas infelizmente, não é tão fácil achar no mercado nacional exemplares que tenham bom preço e ainda estejam em condições ideais de consumo.

Freqüentemente, vejo alguns sendo anunciados a mais de R$100, um preço que está fora da realidade para um vinho rosé. Outras vezes, encontro com preço mais convidativo, mas me deparo com outra dura realidade nacional: os rosés de Provence são, quase sempre, feitos para serem consumidos na safra mais recente. Mas somando a lentidão da burocracia de importação, condições de transporte pouco adequadas e estoques encalhados em importadoras, freqüentemente me deparo com vinhos que já perderam o frescor, e não são mais agradáveis.


Ainda bem que nem sempre é assim: vez ou outra me deparo com um exemplar de bom preço em boas condições. É o caso do Villa Aix en Provence 2015, que comprei na Evino por R$54. Ele é produzido pela empresa Vins Bréban, de propriedade do comerciante Jean-Jacques Bréban. Bréban foi presidente do Comité Interprofisional dos Vinhos da Provence - a associação de produtores que fiscaliza e promove os vinhos da região - entre 2012 e 2015 [*], e atualmente segue na direção do comitê, como segundo vice-presidente [*].

Eu já havia provado alguns de seus vinhos, quando ele veio ao Brasil, na Expovinis 2014. Todos bons, corretos e frescos. Creio que aí reside o diferencial de seus produtos: sendo um négociant de grande porte da região, ele é capaz de produzir vinhos a preços competitivos, e trazê-los ao Brasil de forma mais ágil, para que sejam vendidos ainda em boas condições de consumo.


O Villa Aix en Provence 2015 é produzido com Grenache, Cinsault e Syrah, as três variedades mais recorrentes na região. Possui a característica cor rosa-salmão de baixa intensidade, e aromas típicos dos rosés da Provence, que mesclam frutas vermelhas frescas com agrumes (frutas cítricas, e no caso deste vinho, o pomelo), com acidez refrescante, álcool adequado, e corpo leve. No calor do fim de semana do natal, harmonizou perfeitamente com a piscina.

Um comentário:

  1. Eu tive a oportunidade de degustar esse vinho,e concordo com vc,é muito refrescante,delicioso.

    ResponderExcluir

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.