31 de janeiro de 2017

Barone Montalto Passivento

Um vinho italiano, seco - ou melhor, quase seco - feito de uvas passificadas. Só que vem da Sicília. É o Barone Montalto Collezione di Famiglia Passivento Nero D'Avola 2014. A Barone Montalto é uma empresa recente, fundada no ano 2000, e maneja 400 hectares de vinhedos (parte próprios, parte arrendados).


Eles se especializaram na produção de vinhos a partir de uvas passas - secas ao vento - em um processo a que batizaram de Passivento®. As uvas são colhidas já sobremaduras, e então colocadas em galpões aerados, para que desidratem um pouco mais. No site, é possível ver que possuem toda uma linha de vinhos feita nesse estilo; no entanto, somente este, feito a partir de Nero D'Avola, é importado pela Grand Cru.

A comparação com Amarone della Valpolicella é natural, já que este é o clássico vinho seco de uvas passificadas. Mas o Barone Montalto tem pretensões bem mais modestas: leve, de cor rubi clara, com breve estágio em barrica, foi feito para ser consumido jovem. Tem aroma intenso, que remete a cerejas e ameixas secas. Não se acanha em ser semi-seco, com a doçura bem perceptível, mas a acidez e o álcool estão em perfeito equilíbrio com a doçura, de forma que ele não fica enjoativo. Os taninos são suaves e macios, e o final é de média duração.


No fim de ano, a safra 2014 esteve em liqüidação na importadora; por isso pintou em mais de uma ocasião nessas festas de fim de ano, sempre arrancando elogios. É o tipo de vinho de festa, bom para bebericar descontraidamente, e que tem potencial de agradar a todos, até quem não gosta de vinho. É claro, existem aqueles que vão detestar só porque é docinho, pois tem gente que acha que vinho semi-seco é necessariamente ruim. Este é mais um exemplo de que isso é um preconceito bobo. É verdade que acho o preço cheio dele (R$103) está um pouco acima do que entrega, mas pegando uma promoção, vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.