15 de outubro de 2016

San Antolin Reserva 2005

Vinhos maduros, com 10 anos ou mais, a preços convidativos não são fáceis de achar. Encontrei o San Antolin Reserva 2005, DO Navarra, a venda na Evino, por R$68; já não era um preço ruim, mas somando um cupom de 20% de desconto em cima desse preço, e frete grátis, ficou irresistível, e comprei duas garrafas.

Comprar um vinho com mais idade é sempre um risco, mas eu já havia tido uma ótima experiência com outro vinho de idade na Evino (comentei a respeito aqui), por isso, estava confiante.


O San Antolin Reserva 2005 é um corte das famosas Merlot, Cabernet Sauvignon com uma pitada da espanhola Graciano. Ele amadureceu por 24 meses em barris de carvalho, e mais 12 meses, antes de ser lançado no mercado, para poder exibir a denominação Reserva. Mas um ano é pouco, sendo 2005, ele já está há 8 anos em garrafa.

Sua cor começava a mostrar matizes atijoladas, totalmente de acordo com a idade do vinho. Logo ao abri-lo, ele anunciava aromas bem marcados da Cabernet Sauvignon, na forma de uma páprica defumada, suave, além de uma tipicidade de um tinto espanhol evoluído, aquelas notas tostadas complexas, que misturam um pouco de madeira, especiarias, couro, fumo... As frutas negras, em igual importância, completavam o conjunto. Na boca, taninos agradáveis e finos, ótima acidez, que lhe dava leveza, escondia plenamente os 14% de álcool, e muito boa persistência.

Já era agradável logo ao abri-lo, mas ele logo mostrou como o ar lhe fazia bem. Com o tempo, a páprica defumada quase sumia, dando lugar a notas de caramelo e bálsamo; e a fruta também evoluiu um pouco, trazendo um pouco de figo e ameixa seca.

Ele se confirmou como um grande achado para quem, como eu, aprecia vinhos mais evoluídos. Vale ainda observar que ele havia figurado no Clube Evino Red (o mais básico), no mês de janeiro. Não é comum ver um vinho dessa tipicidade em um clube de vinhos, muito menos numa categoria básica.

3 comentários:

  1. Rodrigo, eu comprei este mesmo vinho no Evino, hoje, por 39,90. Li na sua apresentação que gosta de buscar vinhos diferentes, de castas pouco conhecidas, pelo menos por aqui no Brasil, de produtores pouco badalados, de regiões igualmente pouco conhecidas do grande público. E esse vinho se enquadra nesses quesitos. Gostei do blend bem inusitado, da proposta do vinho, com 24 meses de passagem por madeira, com 12 meses em garrafa. Também gosto de vinhos "velhos"! Gostei muito do seu Blog e já estou seguindo. se me permite segue link do meu humilde blog que criei recentemente. Ele é simples, mas o utilizo como uma espécie de diário de degustação e não tem muito acessos. Se quiser dar uma olhada, fique a vontade. Saúde! https://vinhosquedegusteiegostei.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno,
      antes de tudo, obrigado pela dica do vinho. Está com um preço muito legal, e espero que corresponda à safra 2005.
      Estou vendo que o seu blog começou com todo vapor! Em um mês, já conseguiu escrever sobre 20 vinhos! Parabéns, e continue com o entusiasmo. Escrever a respeito dos vinhos me ajudou muito a formar meu conhecimento.
      Tem valido muto a pena, mas eu, infelizmente, não tenho conseguido dedicar mais tanto tempo ao blog. Devo seguir publicando numa freqüência mais baixa, por enquanto, até conseguir retomar mais para frente.
      Saúde!

      Excluir
    2. Grande Rodrigo, os vinhos que tenho publicado lá no Blog são degustações passadas e estou revisitando-os fazendo as análises. Pode continuar acompanhando que continuarei no mesmo ritmo, espero. Assim vamos agregando conhecimento mesclado ao prazer em degustando os nossos vinhos também. Sobre o San Antolin Reserva, ele acabou de chegar em minha casa e espero que seja bom mesmo. Abraço!

      Excluir

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.