18 de abril de 2016

Estréia Loureiro Grande Escolha 2015

Eu sou fã declarado dos Vinhos Verdes, adoro seu frescor e sua aptidão gastronômica. Por isso, fico igual a criança em loja de brinquedo no período de Semana Santa, durante a campanha de Vinhos Verdes do Pão de Açúcar. A cada ano, aparecem rótulos novos, e eu fico querendo provar de todos.


Este ano, uma das novas marcas apresentadas foi a Estréia (sem trocadilhos), produzida pela Adega Cooperativa Ponte da Barca (ViniVerde). São três vinhos diferentes. O branco, apreciado à beira da piscina, é o típico Vinho Verde, com bastante agulha, e sabores de frutas bem frescas. O rosé, adamado e com aromas de frutas vermelhas, acompanhou com maestria uma barca de sushis.

Já o vinho deste texto foi o Estréia Loureiro Grande Escolha 2015, escolhido para acompanhar um arroz de bacalhau, com bacalhau desfiado, ervilhas, azeitonas verdes, tomate e muita salsinha por cima.


Na sub-região do Lima, a área de atuação da Cooperativa, a casta Loureiro é a protagonista. O Estréia Branco é feito de 85% Loureiro, enquanto este, o Grande Escolha, é 100%. Mas a principal diferença entre os vinhos não está nesses 15%, e sim no termo Grande Escolha. Este termo, que tem seu uso regulamentado pela legislação do país [*][**], deve ser usado em vinhos de categoria superior, feitos com uma seleção de uvas de maior qualidade, no caso, que conseguiram atingir uma melhor maturação.

Esta diferença se mostra de forma nítida já no nariz, que no Grande Escolha lembra frutas mais maduras, como manga e mamão. O vinho apresenta também um cítrico perfumado, na forma de limão siciliano, além das tradicionais frutas de polpa branca. Ele também se mostra distinto da maioria dos Vinhos Verdes, por ter menos agulha, e corpo um pouco maior. Mesmo com essas diferenças, segue sendo um vinho leve e com acidez em destaque; e na boca, predominam os sabores cítricos e de pêra.

Enfim, é um Vinho Verde diferenciado, e acompanhou muito bem o arroz de bacalhau. E mesmo com seus predicados, custa o mesmo que os outros vinhos da linha - eu paguei apenas R$26,90. Excelente relação qualidade-preço.


Quer conhecer mais a respeito do que é Vinho Verde e todos os tipos diferentes de Vinho Verde? Leia: Mas Afinal, o que é Vinho Verde?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.