16 de maio de 2014

Sanduíche acompanhado de vinho francês. Sacrilégio?

O que lhe parece abrir um vinho de Bordeaux para tomar junto de um sanduíche? Um sacrilégio? Bobagem.

Esta noite, ocorreu uma feliz coincidência, que eu não poderia deixar de aproveitar. Mal chegaram os vinhos do mês da Winelands, e o lanche da noite era sanduíche de rosbife com queijo de cabra. Era como um sinal de que eu tinha que abrir um dos Sauvignon Blancs recém-chegados.


O vinho

A verdade é que esta uva está longe de ser uma das minhas favoritas, tanto que raramente compro vinhos com ela. Seu sabor não costuma me agradar. Se por um lado, os exemplares latino americanos são normalmente bombados e enjoativos, já tomei uns franceses que me deram a sensação de estar bebendo o líquido da conserva de aspargos.

Mas este vinho, não é nem um, nem outro. O Château Lamothe Vincent Sauvignon Blanc Intense 2012 é encorpado sem ser bombado (só 12,5% de álcool). Mas é intenso, como diz o nome. Ele é feito com maceração pré-fermentativa a frio, e depois da fermentação, passa por 6 meses em contato com as borras, em tanques de inox, com bâtonnage regular. Isso tudo para aumentar a intensidade do vinho.

Logo ao abri-lo, vem aquele frescor, lembrando pêra e guaraná (não o refrigerante, e sim aquele guaraná em pó). Está jovem, tem ótima acidez, bom corpo, e com o tempo a Sauvignon Blanc aparece, com suas notas de maracujá. Sem amargor, e o herbáceo só aparece quando está muito gelado. Então, se gosta daquele toque 'folha de tomate' desta uva, basta meter no balde de gelo (eu pus, me arrependi, e tirei).


A harmonização

O lanche da noite, com já disse, foi sanduíche de rosbife e queijo de cabra. Foi um queijo genérico, que vem em bolhinhas, em conserva de óleo supostamente comestível. Queijo de cabra é um ótimo acompanhamento para Sauvignon Blanc. Tem sabor forte, que se impõe diante do vinho e, de alguma forma, os sabores mais encardidos de um e de outro se suavizam, ficam mais agradáveis.

O queijo tem gosto forte, por isso é bom encher o pão de rosbife. Mas o gosto das ervas do rosbife se somam ao queijo, e ao vinho, transformando um lanche em uma experiência memorável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.