11 de maio de 2020

Cono Sur Late Riesling Cosecha Noble 2013

No final de fevereiro, passei na loja física da World Wine, e aproveitei para comprar alguns vinhos no saldão que estava acontecendo. Dentre as garrafas em saldão, me chamou a atenção uma meia garrafa de um colheita tardia a 50% de desconto, por apenas R$33. Mas o que realmente me convenceu foi a recomendação da sommelière, que pretendia comprar daquele vinho pra si.


O vinho se chamava Late Riesling Cosecha Noble 2013, produzido pela Viña Cono Sur (que faz parte do grupo Concha y Toro). O vinho foi produzido com Riesling, em colheita tardia, e o termo "cosecha noble" remete a que parte das uvas foram atacadas pelo fungo da podridão nobre. O vinho foi produzido com uvas do Vale do Bío Bío, localizado no sul do Chile, onde o clima é bem mais úmido e chuvoso que no Vale Central.

Infelizmente, o site da empresa não tem a ficha técnica, para se conhecer mais detalhes da produção, mas foi possível perceber um caráter bastante destacado do efeito da podridão nobre. O vinho tinha cor dourada intensa, aroma intenso de frutas de caroço em compota, casca de laranja cristalizada, mel e um toque químico da botrytis. Era doce, com intensa acidez, corpo médio, alta intensidade de sabor, e longa persistência. Vale cada centavo do preço cheio, e por 50% de desconto, então, é irresistível. Uma pena que acabou na importadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.