24 de abril de 2020

Don Guerino Teroldego Origine 1880

Quando os imigrantes italianos desembarcaram no Brasil, muitos trouxeram mudas de videiras, para plantar aqui. Mas infelizmente, sem resistência às pragas existentes em solo brasileiro (principalmente, a filoxera), a esmagadora maioria dessas videiras importadas morreram. Daí, a viticultura brasileira se desenvolveu a partir de uvas americanas, e posteriormente, com variedades internacionais.

Mas alguns enólogos brasileiros têm retornado às raízes em busca de inspiração, e trazido variedades italianas, algumas pouco conhecidas, contribuindo para a diversidade do vinho brasileiro. Uma dessas é a Teroldego, originária do Trentino, uma província encravada nos Alpes, no nordeste da Itália. Ela gera vinhos de cor intensa, aroma de frutas negras, e quando atinge a maturação ideal, boa acidez e taninos macios.


Uma das empresas a investir na Teroldego é a Don Guerino, que já vinha produzindo um Reserva em anos anteriores, mas que em 2018 lançou como edição especial, o Don Guerino Teroldego Origine 1880, uma versão que celebra a chegada da família no Brasil. Feito 100% Teroldego, metade do vinho estagiou em barricas de carvalho por 6 meses.

Ele tinha cor violácea intensa, com lágrimas que tingiam toda a taça. O aroma de média intensidade tinha frutas negras maduras, bastante chocolate amargo, e leve mentolado. Era seco, de corpo médio, acidez média+, taninos macios de média intensidade, de sabor frutado, e final de média duração. Uma pequena aeração ajudou a ressaltar as frutas, trazendo mais harmonia ao conjunto. Foi um vinho saboroso, sem defeitos, uma bela pedida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.