18 de setembro de 2019

Brandina Assemblage 2013

Nos últimos 15 anos, a técnica da dupla poda - usada para "inverter" o ciclo da videira, transferindo a colheita para o inverno - tem possibilitado uma explosão de novas vinícolas produzindo vinhos finos em lugares antes inimagináveis, na Serra da Mantiqueira.


A Villa Santa Maria, localizada em São Bento do Sapucaí, perto de Campos do Jordão, é uma delas. Iniciou o plantio de vinhedos em 2005, assessorada pelo agrônomo Murillo de Albuquerque Regina, o papa da colheita de inverno, que ajudou a implantar diversos projetos.

A Syrah tem mostrado os melhores resultados nessa nova fronteira vinícola. As variedades tintas bordalesas - em especial a 'queridinha' Cabernet Sauvignon - ainda deixam a desejar; mas pelo menos o Brandina Assemblage 2013, produzido pela Villa Santa Maria, foi um belo ponto a favor. Trata-se de um corte 63% Cabernet Franc e 37% Cabernet Sauvignon, com 8 meses de estágio em barricas de carvalho francês, que ganhou medalha de prata no Concurso Mundial de Bruxelas de 2017.

É um vinho elegante, com nariz expressivo, aroma de frutas maduras, toques terrosos que indicam uma região de clima frio, tostado equilibrado e discreto aroma herbáceo (páprica defumada); e equilibrado, com corpo médio, boa acidez e taninos macios. Não custa barato, R$190, na vinícola. Mas é um belo vinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.