31 de agosto de 2019

Yamantiev's Reserve Alicante Bouschet Single Vineyard

Vinhos da Bulgária não são mais uma novidade, como se vê na quantidade de vinhos búlgaros já comentados nessas páginas. Novidade é um vinho búlgaro feito de Alicante Bouschet. É disso que se trata o Yamantiev's Reserve Alicante Bouschet Single Vineyard 2014.


Yamantiev's é a vinícola do casal Yulian e Ivana Yamantiev, localizada no município de Ivaylovgrad, quase na divisa com Grécia e Turquia. Ela se localiza sobre os Ródopes, mas na parte mais a leste, e mais baixa, dessa cadeia de montanhas. A altitude média dos vinhedos é de 400m sobre o nível do mar, alto para padrões europeus; mas baixo o suficiente para receber influência mediterrânea, garantindo um período de maturação mais longo.

Os antepassados de Yulian exportavam vinhos e brandies na primeira metade do Século XX, mas o negócio foi confiscado pelo comunismo. Após 1991, Yulian e Ivana trabalhavam na Vinprom, a herdeira da era comunista no ramo de vinhos. Em 1996, em uma tentativa de sabotar suas carreiras, seus diretores os enviaram para essa vinícola, que se encontrava desativada. Mas eles perceberam o potencial da região, e decidiram reabilitá-la. Inicialmente a alugaram, em 1997. Em em 2000, com empréstimos da União Européia, compraram a vinícola, e a reformaram.

Plantaram as usuais variedades internacionais, como Merlot, Cabernet Sauvignon, Syrah e Chardonnay; além de algumas variedades típicas da Trácia, como Rubin, Pamid e Mavrud. Mas o mais inusitado foi apostar na pouco conhecida Alicante Bouschet. Esse cruzamento de Garnacha com uma variedade chamada Petit Bouschet não é lá muito popular. Tem presença importante no Alentejo (Portugal) e Valência (Espanha), ou seja, duas zonas de clima quente. É uma das raras variedades tintureiras, isto é, tem cor até na polpa. Por isso, gera vinhos de cor bem intensa. Retém boa acidez em climas quentes, apesar de preferir vinhedos relativamente mais altos.

O vinho tinha cor rubi violácea intensa, com lágrimas roxas. No fundo da garrafa, havia bastante bitartarato de potássio. O aroma de intensidade média/alta trazia frutas negras maduras e ervas aromáticas. Tem corpo médio, com acidez média/alta, taninos macios (intensidade média), e álcool bem integrado. O sabor é intenso, com predomínio de frutas e ervas, e um toque de chocolate no retrogosto. O sabor é intenso, e a persistência é de média duração.

O produtor não tem no momento, um site web. A informação que encontrei, obtive no livro The wines of Bulgaria, Romania and Moldova. O livro traz informação a respeito da história do produtor, mas não traz informações a respeito dos vinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.