13 de agosto de 2018

Cerveja de pedra

Já ouviu falar de cerveja de pedra? Eu não tinha, até chegarem as cervejas da cervejaria Leikeim, no Oba. Dentre elas, a Leikeim Steinbier.


O estilo Steinbier, que literalmente se traduz por cerveja de pedra, provavelmente foi criada na Caríntia, região do sul da Áustria, durante Idade Média, e se difundiu pela Áustria e sul da Alemanha. Teria sido criada por fazendeiros que queriam produzir cerveja, mas não possuiam recipientes de metal suficientemente grandes que pudessem ir ao fogo. Dispondo apenas de recipientes de madeira, eles aqueciam pedras no fogo a altas temperaturas, e as jogavam no mosto, para aquecê-lo, e possibilitar a brassagem. Como efeito colateral, as pedras incandescentes aglutinam os açúcares do mosto, que se caramelizam, e resultam num sabor adocicado, e levemente defumado, aportado pelas pedras aquecidas em fogo.

O processo se manteve artesanal, e perdeu popularidade, tendo sido extinto em 1917, quando foi fechada a última cervejaria a produzi-lo [1]. No final do Século XX, o estilo ressurgiu, sendo reproduzido por algumas cervejarias. Entre elas, a Leikeim, fundada em 1887, na pequena Altenkunstadt, Alemanha, e que hoje, está na quinta geração da família.

De sabor marcadamente caramelizado devido ao processo de produção, a Leikeim Steinbier não é filtrada, trazendo também bastante sabor de malte, e muito corpo. Por outro lado, e sabor do lúpulo é muito discreto. Ela é ok. Mais interessante devido a seu curioso método de produção, ela é saborosa, mas está por um fio de ser um pouco enjoativa. Vale a pena comprar para provar. E aproveitando a ocasião, vale também a pena comprar a Kellerbier da mesma cervejaria, que também não é filtrada, igualmente maltada, porém com lúpulo um pouco mais presente e sem o pronunciado sabor caramelizado. Esta não corre risco de ser enjoativa.


Referências


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.