30 de agosto de 2018

Bodegas RE Enredo 2016


Eu sou afixionado por frutos do mar; por isso, sempre que vamos ao Lagundri, nosso restaurante favorito, eu olho todo o cardápio, mas acabo pedindo algo com frutos do mar. Mas um sábado desses, eu resolvi sair da zona de conforto, e provar outros sabores. Fomos lá na hora do almoço, e aproveitando o embalo em experimentar coisas novas, eu levei uma garrafa do Enredo 2016, mais uma das preciosidades produzidas pelas Bodegas RE.


O Enredo é um vinho laranja, isto é, um vinho branco fermentado com as cascas, em vasilhames de barro (chamados de tinajas, no Chile), e que permanece macerando com as cascas por 3 meses. É um corte de Gewürztraminer (70%) e Riesling (30%), do Vale de Casablanca. O vinho tem cor alaranjada brilhante, aroma intenso que remete principalmente à Gewürz, com notas de lichia e flores, mas também com nuances de pêssego, mamão e casca de laranja. Na boca, tem corpo médio, uma deliciosa acidez, taninos perceptíveis, e uma longa persistência. Quando fica muito frio, o amargor começa a aparecer, então é preciso ficar atento à temperatura.

Para começar, pedimos uma entrada fora do cardápio, que a Thais viu pelo Instagram do restaurante - que eles normalmente servem no menu de almoço de dia de semana - e ficou com vontade de provar. Chama-se baozi, e se trata de um tipo de bolinho, feito de uma massa bem leve e macia, em um estilo chinês, assada no vapor. O baozi era recheado com um mix de carnes de porco, frango e camarão moídos, e regado com um molho a base de molho de ostra, e óleo de gergelim. Uma massa muito delicada, com um recheio mais temperado, resultando em uma entradinha bem interessante e charmosa.


De prato principal, eu pedi um Lamb Korma, um prato de origem indiana, uma espécie de curry a base de amendoim e iogurte, com carne de cordeiro, e muitas especiarias. Ele é servido com chips de batata doce. Exótico, e delicioso! Todo o sabor do molho, do amendoim, das especiarias como a folha de lima kaffir e bastante pimenta, a acidez láctea do iogurte, somando-se a uma carne de cordeiro muito macia e suculenta.


O vinho tem ao mesmo tempo a delicadeza para acompanhar o baozi, e a intensidade para fazer frente ao korma. Graças, é claro, à sua marcante acidez, mas também à intensidade e ao exotismo de seus aromas. Só não foi perfeito, porque não conseguia amenizar a pimenta. Mas mesmo assim, nesses meus experimentos com vinhos laranjas, conclui que curries são uma boa opção de harmonização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.