30 de maio de 2017

Pra quem não tem medo de vinho suave

Este mês, tivemos uma degustação com o tema vinhos brancos da França. E não é que o vinho mais impressionante, mais complexo, mais memorável, foi um moelleux, quer dizer, suave? O Domaine du Clos Naudin Vouvray Moelleux 2009, suave, com 35g/L de açúcar, e mesmo assim com 8 anos de idade, desbancou um Riesling Grand Cru da Alsácia, entre outros, como o melhor vinho da noite.


Vouvray

Vouvray, uma denominação de origem encravada no vale do rio Loire, não se envergonha de produzir vinhos brancos com todos os níveis de doçura, a partir da Chenin Blanc; e apesar dos vinhos doces, está entre as mais reputadas AOPs do Loire. Ou seria por causa deles?

Localizada à margem direita do Loire, Vouvray possui um clima majoritariamente continental, com ligeira influência do Atlântico, a 160km de distância, que avança terra adentro pelo vale do rio. Mas as características que mais definem seu terroir são: (1) o solo composto de uma rocha argilo-calcária chamada localmente de tufeau; e (2) a região é cortada por diversos cursos de água, que alimentam a bacia do Loire, e - mais importante - proporcionam as condições para o desenvolvimento da "podridão nobre", no fim do período de maturação.

Mas em uma região tão setentrional quanto o Loire, a produção de vinhos doces está condicionada à variação climática: em anos frios, a produção tende a ser exclusivamente de vinhos secos; e em anos mais quentes, são produzidos também as versões mais doces. A colheita ocorre em diversas passagens pelo vinhedo - tries successives - a cada vez, colhendo apenas as uvas mais maduras.

A Chenin Blanc, variedade quase exclusiva nessas terras, possui alta acidez natural, que é ainda amplificada pelo clima frio, de verões curtos. Graças a essa acidez, os vinhos são particularmente longevos.

Domaine du Clos Naudin

O Domaine du Clos Naudin, uma propriedade de 11,5 ha, é um dos produtores de maior reputação de Vouvray. Pertence à família Foreau desde 1923 - há 3 gerações - e desde 1985, está sob o comando de Philippe Foreau. A sua reputação foi construida da qualidade dos produtos, já que Mr Foreau é avesso aos holofotes - não costuma participar de concursos, e não tem nem mesmo uma página na internet da empresa.

Os vinhedos do Domaine possuem idade média de 35 anos, e são cultivados sem intervenção de herbicidas, nem fertilizantes sintéticos. A colheita é 100% manual, feita em tries successives, e quando o clima permite, o moelleux é produzido com que uvas passificam no pé (colheita tardia). Quando há ocorrência significativa de podridão nobre, eles produzem o moelleux réserve.


Vouvray Moelleux 2009

O vinho fermenta em barris de 300 litros, de diferentes idades (há uma renovação de barris ao redor de 5% a cada safra). Em seguida, ele estagia por mais 7 a 8 meses nas barricas, sem realizar fermentação malolática, o que lhe garante manter um nível mais alto de acidez. O vinho possui 13% de álcool, e 35 g/L de açúcar.

Já com 8 anos, ele tem uma cor intensa e brilhante de tonalidade entre o dourado e o âmbar. Bastante aromático e complexo, já demonstra notas evolutivas em seu bouquet composto de geléia de damasco, physalys, mel, chá verde, e um toque tostado da barrica. No início, havia um aroma de farmácia, que se dissipou com o tempo.

Na boca, ele demonstrou inequivocamente sua doçura intermediária, bem abaixo de um vinho de sobremesa. A acidez não me pareceu tão vibrante quanto descrições encontradas na Internet, mas era plenamente adequada ao teor de açúcar. O corpo era de média intensidade, o sabor era intenso com aromas idênticos ao nariz, e o final longo, com persistência de mais de 12 segundos.

Sugestões de leitura

Como o Domaine du Clos Naudin não tem site Internet, só é possível conhecer mais a seu respeito a partir dos relatos de terceiros. Segue uma lista de leituras recomendadas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.